Tratamento de Esgoto
Quando Mauá concedeu à iniciativa privada a operação dos serviços de esgotamento sanitário, o índice de atendimento com rede coletora de esgoto disponível em Mauá era de 72% e não havia tratamento de esgoto. Esgoto a céu aberto, mau cheiro e uma série de problemas relacionados à falta de saneamento eram rotina para os moradores da cidade.
Hoje, 93% da população é atendida com os serviços de coleta de esgoto e 83% do esgoto gerado na cidade é tratado. Uma conquista muito importante que coloca Mauá no topo das cidades da região metropolitana de São Paulo que mais evoluíram no saneamento básico.
Como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade, nossa atuação em Mauá engloba também o desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê.
O projeto Portas Abertas é uma dessas ações. Por meio dele, a nossa estação de tratamento de esgoto recebe visitas da comunidade, que pode ver de perto o trabalho realizado por nós. Os visitantes acabam se tornando importantes promotores da consciência ambiental para seus amigos e familiares.

Estação de Tratamento de Esgoto
A BRK Ambiental em Mauá conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Saiba mais sobre como ela funciona.
ETE Mauá

A Estação de Tratamento de Esgotos de Mauá opera com uma tecnologia que proporciona tratamento biológico aos resíduos sem utilizar agentes químicos, gerando um efluente tratado livre de poluentes orgânicos.
Na concepção da ETE, a BRK Ambiental teve como desafio desenvolver um modelo que permitisse a implantação de uma estação de tratamento compacta, mas com capacidade de tratar o esgoto gerado por uma população projetada para o ano de 2040 de 500 mil habitantes.
O moderno sistema de tratamento, tecnicamente chamado de Reatores Sequenciais por Batelada Avançado (ASBR), exige pouca manutenção e proporciona um elevado grau de automação quando comparado a tecnologias tradicionais de tratamento.
O ciclo de tratamento em cada tanque é de quatro horas, tempo necessário para a realização do processo de conversão do esgoto em água limpa. A tecnologia empregada na ETE – Mauá é 100% orientada para a sustentabilidade.

Níveis de tratamento
O tratamento do esgoto passa por várias fases antes de ser devolvido ao Rio Tamanduateí. No início do tratamento é feito gradeamento fino, desarenação e distribuição de vazão. Depois o conteúdo é dividido em tanques, cada um com três compartimentos. Todo o tratamento acontece de forma biológica, ou seja, sem adição de produtos químicos.