Medição de vazão e da qualidade da água captada: Telemetria otimiza gestão dos recursos hídricos em Sumaré

Medição de vazão e da qualidade da água captada: Telemetria otimiza gestão dos recursos hídricos em Sumaré

Notícias Jun 01, 2023

A medição precisa da vazão e da qualidade da água captada desempenha um papel fundamental na garantia do abastecimento de água seguro e de qualidade para a população. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, tem utilizado a telemetria como uma solução inovadora para aprimorar a gestão dos recursos hídricos e assegurar um processo de tratamento eficaz.

Os medidores de vazão estão estrategicamente implementados em diferentes pontos ao longo do processo de produção e distribuição de água. Inicialmente, a vazão é medida nas captações de água bruta localizadas nas represas Horto I, Horto II, Marcelo e no rio Atibaia. Após a água passar por todo o processo de tratamento, a vazão é novamente medida nas saídas das Estações de Tratamento de Água (ETA’s), fornecendo informações precisas sobre a quantidade desse recurso que está sendo enviado para todo o município. Além disso, macromedidores de vazão estão instalados nas redes de distribuição para auxiliar na compreensão do consumo por regiões.

"A utilização da telemetria nesse processo tem como objetivo principal registrar a vazão em um banco de dados e obter informações em tempo real, eliminando a necessidade de deslocamento físico até o local da medição. Isso proporciona uma gestão mais eficiente do processo, permitindo tomadas de decisões rápidas com base em dados atualizados concentrados em um único sistema", explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operação da BRK em Sumaré.

Os benefícios da aplicação da telemetria na medição de vazão da água captada são significativos pois facilitam a coleta remota de dados, permitindo o acesso rápido e em qualquer momento às informações de vazão por meio de dispositivos móveis.

No sistema de medição, são empregadas tecnologias de medição de vazão por equipamentos eletromagnéticos, garantindo precisão e confiabilidade nos dados coletados. Essas informações são essenciais para tomar decisões relacionadas à gestão dos recursos hídricos, incluindo os volumes de água captada, de água produzida e de água distribuída.

"Ao investir em tecnologias avançadas e adotar medidas de monitoramento contínuo, a BRK reafirma seu compromisso em levar o saneamento para muito além do básico, garantindo sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos, assegurando o fornecimento adequado de água para as comunidades locais", conclui o gerente.