28 de Dezembro de 2018
Em uma pesquisa realizada pela INDSAT – Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos, o serviço de abastecimento de água de Limeira, prestado pela BRK Ambiental, foi contemplado com grau de excelência. O resultado é referente ao 3º trimestre de 2018
A pesquisa realizada trimestralmente utiliza metodologia baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Com relação ao abastecimento de água, 92% dos moradores entrevistados classificaram o serviço como “ótimo” e “bom”. Com isso, o serviço registrou 806 pontos e atingiu o “Grau de Excelência” na pesquisa.
O município de Limeira foi o primeiro do país a fazer uma concessão do serviço de saneamento básico à iniciativa privada, em 1995, quando o município tinha apenas 2% do seu esgoto tratado. Desde então, a empresa já investiu cerca de R$ 300 milhões, que possibilitaram, entre outros avanços, elevar a capacidade de tratamento de esgoto para 100%. Além disso, o município é referência quando se trata do controle de perdas de água com um índice de 17% - o menor do país -, sendo que a média nacional é de 40%.
A cidade foi destaque no Ranking ABES da Universalização do Saneamento 2018, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O levantamento da ABES cruzou os dados de acesso dos brasileiros aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, além da porcentagem de coleta e destinação de resíduos sólidos em quase 2 mil municípios – e as 27 capitais. Limeira foi incluída no grupo de municípios de maior pontuação no ranking geral, considerando os municípios de grande porte.
Para os próximos cinco anos, estão previstos R$ 120 milhões, que possibilitarão a realização de melhorias no sistema de abastecimento de água com a modernização da Estação de Tratamento de Água e a construção de novos reservatórios e adutoras, com o objetivo de atender ao crescimento do município. Na área de esgoto, os investimentos se referem à implantação de um sistema de tratamento em nível terciário, na principal estação de tratamento do município, a ETE Tatu, responsável pelo tratamento de cerca de 80% do esgoto coletado em Limeira.