7 de Julho de 2017
Na ultima quinta feira (06/07/2017), foi realizada visita guiada as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade para os moradores da Travessa Canaã, localizada no Jardim Zaíra.
A visita que faz parte do Programa Portas Abertas, realizado pela concessionária de esgotamento sanitário BRK Ambiental, contou com a participação de gestores da equipe da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Os moradores esclareceram duvidas com relação à rede de esgoto existente na região e foram orientados sobre a prática irregular do lançamento de águas pluviais (chuva) na rede de esgoto e problemas de drenagem que ocorrem no local.
A prática do lançamento da água de chuva na rede de esgoto é proibida por lei municipal e danifica o sistema de coleta e afastamento do esgoto, pois a tubulação da rede coletora é dimensionada para receber somente o esgoto doméstico medindo normalmente 15 cm de diâmetro, enquanto que a tubulação da galeria de águas pluviais tem no mínimo o dobro, 30 cm.
Sendo assim, essa orientação é fundamental para evitar um problema muito relatado pelos moradores do local que são os entupimentos e retorno do esgoto junto à água de chuva para as residências quando chove na região.
Durante a visita também foram abordados diversos assuntos relacionados à conscientização ambiental promovendo uma reflexão nos visitantes para a mudança de atitude e utilização de práticas sustentáveis no dia-a-dia.
Dentre os temas abordados destacou-se o descarte de resíduos sólidos nas redes coletoras, sendo os resíduos corriqueiros materiais de construção e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo), os quais são agravados devidos aos resíduos de cozinha, como resto de comida, óleo e gordura.
Na planta, os moradores conferiram as fases de tratamento prelimiliar, o funcionamento dos Bioreatores, a separação das partes sólida e líquida e a qualidade final do efluente descartado após o tratamento no leito do rio Tamanduateí.
Por meio do Programa Portas Abertas, realizado em parceria com as secretarias do Verde e Meio Ambiente e de Educação, as Escolas Públicas Municipais, além de Associações de Moradores e os mais diversos representantes da sociedade local participam de visita guiada nas instalações da ETE - Mauá (Estação de Tratamento de Esgotos de Mauá), onde já são tratados mais de 50.000.000 de litros de esgoto por dia, que já deixam de ser despejados nos córregos da cidade e no rio Tamanduateí.
Assim, o Programa Portas Abertas, apresenta um diferencial inovador, pois além da visita monitorada, como principal meio de proporcionar à integração da população local à estação de tratamento de esgoto, o Programa estimula o conhecimento teórico e a educação ambiental, integrando a teoria e a prática.
Para participar do Programa Portas Abertas agende a sua visita à Estação de Tratamento de Esgoto. A solicitação para agendamento de visitas pode ser feita pelo site www.brkambiental.com.br, ou por meio do canal de atendimento 0800 771 0001.