3 de Agosto de 2018
Em Blumenau, além da implantação da rede coletora de esgoto, empresa passou a treinar agentes comunitários de saúde
Neste domingo (5/8), o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde, data criada para conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis e que evitam a proliferação de doenças. E mesmo a grande maioria das pessoas não associando, o saneamento básico é parte fundamental neste processo. Em Blumenau, além das obras para implantação da rede coletora e do tratamento de esgoto, a BRK Ambiental promove ações de conscientização.
Em parceria com a Escola Técnica do SUS Dr. Luiz Eduardo Caminha, vinculada à Secretaria de Promoção da Saúde, a empresa passou a integrar o Curso de Formação Inicial dos Agentes Comunitários de Saúde. Na próxima sexta-feira (10/8), será realizado o último encontro dessa primeira turma, na ETE Fortaleza.
A ideia é que eles alertem a comunidade sobre todas as atitudes que contribuem para uma vida mais saudável. "O déficit de saneamento é um dos fatores determinantes para a taxa de internação por diarreia, importante indicador de qualidade de vida e saúde. Acreditamos que esses profissionais nos ajudarão a disseminar essa informação”, diz Edi Bortoli, diretor da BRK Ambiental em Blumenau.
Estudo realizado pelo Trata Brasil aponta que uma cidade com 100% de esgoto coletado e tratado tem, em média, 17 internações por diarreia por ano para cada 100 mil habitantes, enquanto nas cidades sem acesso a média é de 111. Hoje, Blumenau é uma das cidades catarinense que mais evolui no saneamento básico. Em 2010, antes da concessão dos serviços de esgoto à iniciativa privada o índice de tratamento era de apenas 4,8%. Hoje o serviço de coleta e tratamento de esgoto atinge 42% da população.
BRK Ambiental
ETE Fortaleza – Rua Adolfo Radunz, 380
ETE Garcia – Rua Lions Clube, 139
SAC: 0800 771 0001 / sac-blumenau@brkambiental.com.br
Site: www.brkambiental.com/blumenau
Facebook: /brk.ambiental
Twitter: /brkambiental