27 de Julho de 2020

Intervenção teve investimento de R$ 15 milhões e já permitiu um aumento de 600 para 750 l/s de água captada

A obra de ampliação e modernização da Captação de água bruta do rio Atibaia foi concluída neste mês de julho e já beneficia 70% da população da cidade. Realizada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, a intervenção teve investimento de R$ 15 milhões com o objetivo de ampliar o abastecimento de água para 70% do município, o equivalente a cerca de 200 mil sumareenses. 

Este mês a concessionária concluiu a terceira e última etapa da obra que consistia na instalação de um Sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito que tem a função de realizar a pré-cloração da água até sua chegada na Estação de Tratamento de Água II, que fica no Parque Itália. “Esse sistema permite a produção de hipoclorito no próprio local, de maneira automatizada e segura”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré. 

“A cloração a partir da captação tem o objetivo de garantir a qualidade da água e assegurar a eficiência do processo de desinfecção, ou seja, a ação do hipoclorito será mais efetiva uma vez que contará com um tempo de contato maior, da Captação Atibaia até a ETA II. Será aplicado hipoclorito na água bruta captada já na saída do bombeamento e neste percurso pelas adutoras até a ETA II – cerca de 6 km – haverá o tempo de contato do produto, dentro das adutoras que fazem esse transporte, melhorando o processo de desinfecção da mesma”, complementa Mangabeira. 

A concessionária já havia concluído a fase 1, que correspondeu à parte civil e montagem hidromecânica, com a instalação de cinco novas bombas, e a fase 2, que envolveu toda a infraestrutura elétrica da captação, que foi remodelada para atender as ampliações e modernizações que estão sendo realizadas. 

Com a conclusão dessas duas fases, em setembro de 2019, foi possível aumentar a capacidade de captação de água bruta de 600 l/s para 750 l/s, um incremento de 150 l/s. “O avanço representou um aumento de 25% da vazão o que, além de garantir segurança operacional, possibilita o crescimento sustentável da cidade e segurança hídrica, uma vez que é possível abastecer cerca de mais 50 mil pessoas com essa nova vazão”, ressalta o diretor.  

Obras complementares
A captação do rio Atibaia é responsável por abastecer a Estação de Tratamento de Água II, localizada no Parque Itália e que fornece água para as regiões do Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão, o que representa 70% do município de Sumaré. 

Essa estação também está em obras de modernização e ampliação, desde junho de 2018, para que seja possível ampliar a capacidade de tratamento para os mesmos 750 l/s e já está com 81% de avanço na obra. “As obras na ETA II e na Captação do Atibaia são complementares e o objetivo é remodelar ambos os locais para que, além de ser possível captar um maior volume, também seja possível produzir água com mais qualidade para a população de Sumaré”.