17 de agosto de 2018
A segunda etapa de uma importante obra de recuperação da rede de esgotamento sanitário será iniciada no próximo dia 20/8, às 10h, no bairro de Rio Doce, em Olinda. As intervenções vão começar na Rua Jules Rimet, nas proximidades do Estádio Grito da República. A via será parcialmente interditada para a realização do serviço.
O objetivo da obra, cujo investimento gira em torno de R$3,5 milhões, é restabelecer o fluxo do efluente coletado na região e garantir o efetivo transporte do esgoto até a estação elevatória de Jardim Fragoso, em Olinda. Cerca de 3.300 habitantes dos bairros de Fragoso e Rio Doce serão diretamente beneficiadas pela obra, que prevê a coleta de 530 mil litros por dia. Além da profundidade, a execução do serviço é complexa por conta do elevado nível do lençol freático existente no local, o que demanda um serviço de rebaixamento desse lençol.
Na primeira etapa da obra foram remanejados mais de 550 metros de tubulações. Nesta nova etapa mais de 440 metros serão recuperados e remanejados, totalizando mais de mil metros de rede, com diâmetro de aproximadamente 800 milímetros, implantadas a uma profundidade de cinco metros.
A obra tem previsão de conclusão em março de 2019 e será executada pela BRK Ambiental, parceria privada da Compesa, que já recuperou 17 unidades dos sistemas existentes, entre estações de tratamento de esgoto e estações elevatórias na cidade de Olinda. A parceria público-privada tem como meta operar, manter, recuperar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife.