Novas tecnologias implantadas na ETA I, em Sumaré, trarão mais eficiência operacional e disponibilidade de água

Novas tecnologias implantadas na ETA I, em Sumaré, trarão mais eficiência operacional e disponibilidade de água

Notícias Aug 28, 2024
A Estação de Tratamento de Água I, localizada na Vila Menuzzo, em Sumaré, conta com obras de ampliação e modernização, realizadas pela BRK – concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município. A intervenção tem atualmente avanço de 93%, percentual que contempla a implantação de um novo laboratório e o remanejamento das linhas de recalque de água filtrada e coagulada, a construção de uma nova sala de painéis elétricos e de um novo sistema de armazenamento de dosagem de hidróxido de cálcio, bem como a instalação de uma tecnologia de filtração mais moderna e avançada, com sopradores para lavagem dos filtros com ar – tornando mais eficiente esse processo na estação.
 
Vale destacar que as intervenções já realizadas continuarão garantindo o cumprimento dos parâmetros de qualidade de água, conforme preconiza a Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. 

Armazenamento e dosagem de hidróxido de cálcio
O novo sistema de armazenamento e dosagem de hidróxido de cálcio serve para realizar o ajuste do pH da água, assegurando sua qualidade. O pH é uma medida que indica se a água é ácida, neutra ou básico. O padrão de potabilidade da água determina faixa aceitável de 6 a 9 unidades de pH.
 
“Esse sistema facilita o armazenamento e a aplicação de produto durante o processo de tratamento, o que traz segurança para a água tratada e para nossos funcionários”, explica a gerente de operações da BRK, Viviane Moraes.

Tecnologia de filtração com sopradores
A tecnologia de filtração com uso de sopradores para lavagem dos filtros com ar, torna o processo na estação mais eficiente. Os filtros são responsáveis por capturar partículas e impurezas presentes na água. Com o passar do tempo, esses filtros ficam obstruídos, o que pode reduzir sua eficácia. Essa tecnologia de sopradores de ar, ajuda a remover essas impurezas de forma mais eficiente. O ar comprimido é usado para "soprar" as partículas acumuladas nos filtros, restaurando sua capacidade de filtração.
 
Com isso, além de manter a etapa de filtração funcionando da maneira adequada, removendo mais efetivamente as impurezas, essa tecnologia também contribui para reduzir a quantidade de manutenções.
 
“É uma tecnologia que contribui para a eficiência operacional de todo o processo de tratamento de água, garantindo a qualidade da água que chega aos imóveis. Além disso, é um modelo menos agressivo se comparado aos métodos de limpeza de filtros que incluem produtos químicos”, complementa a gerente.
 
A obra está em andamento e essas tecnologias passarão a ser utilizadas após finalização da mesma, o que vai ocorrer ainda no segundo semestre deste ano.
 
Obras ETA I
A fase 1 das obras está na reta final. A segunda fase, a ser iniciada, contempla a modernização dos sistemas de floculação e decantação. Esta etapa, quando concluída, vai possibilitar o aumento de volume de água tratada para as regiões atendidas pela ETA I. São elas: Centro, Ravagnani, Veccon, Planalto, João Paulo, Picerno e Carlota.  
 
“Ampliaremos a capacidade de tratamento de 270 para 360 litros por segundo, um incremento de 33%. Isso significa maior oferta de água tratada e de qualidade para os sumareenses”, destaca Viviane.
 
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.