As obras do novo sistema de transporte de resíduos dos processos de produção de água tratada de Porto Ferreira iniciaram a semana com 90% de avanço. Na semana passada foi concluída a aplicação de concreto projetado nas paredes do tanque semienterrado de nove metros de profundidade e, agora, serão realizadas a impermeabilização e a montagem hidromecânica dos equipamentos. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento no município, prevê que o sistema entre em operação ainda neste mês.
“A impermeabilização é um trabalho que vai exigir em torno de sete dias de atividades, especialmente por conta das dimensões do tanque. Além disso, as condições climáticas podem interferir nesta etapa do processo, que precisa ser realizado de forma muito criteriosa”, destaca Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK.
O reservatório semienterrado será responsável por armazenar os resíduos antes de seguirem caminho pela tubulação que compõe a nova rede implantada até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha. Ao todo, são 1.400 metros de tubulação própria para a atividade implantada na primeira etapa das obras.
A rede se inicia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Osvaldo da Cunha Leme, em um ponto da rua Daniel O. Carvalho. Segue até o final da rua Comendador Agostinho Prada, onde é interligada à outra tubulação já existente e que chega até a ETE Fazendinha. O sistema de transporte de resíduos permitirá o devido tratamento do lodo gerado na ETA antes que o material seja devolvido ao meio ambiente.
Com a etapa final das obras estruturais próxima de ser concluída, a montagem hidromecânica dos equipamentos que vão operar o sistema será um dos próximos passos. Em seguida serão realizadas ações relacionadas à segurança operacional, como a instalação de guarda-corpos no entorno do tanque.
Obras nas redes sociais da BRK
Nas redes sociais e no site da BRK é possível acompanhar o andamento das obras do sistema de tratamento de resíduos da ETA de Porto Ferreira. A concessionária disponibiliza ainda os canais de atendimento ao cliente para informações sobre os serviços de melhoria, por meio do telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, que pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.