16 de Outubro de 2018
Já foram implantados mais de 14 mil metros de tubulação no bairro de Candeias
Desde o mês de maio de 2017, o município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), recebe obras para implantação do sistema de esgotamento sanitário (SES), uma das metas da parceria público-privada entre a Compesa e a BRK Ambiental, que trará ganhos relevantes para a saúde pública, proporcionando a melhoria da qualidade de vida.
A obra é realizada por etapas, o que significa dizer que as intervenções acontecerão por bairros e de forma paulatina. “Neste primeiro momento a obra foi dividida em duas etapas. A intenção é que o avanço das intervenções aconteça de forma gradual, atendendo a um planejamento que visa, entre outras coisas, minimizar os transtornos à população local, sempre atentos às questões socioambientais”, explica Christian Fonseca, diretor de engenharia e obras da BRK Ambiental.
Até esse mês, já foram assentados mais de 14 mil metros de rede coletora em 38 ruas do bairro de Candeias. “O ritmo das obras está de acordo com o nosso planejamento. Essa primeira fase da obra vai atender, ainda, os bairros de Piedade e Barra de Jangada, com a implantação, ao todo, de 61 mil metros de rede coletora, uma estação de tratamento e cinco estações de bombeamento de esgoto, beneficiando mais de 55 mil pessoas”, completa Christian. O investimento nessa etapa gira em torno de R$ 85 milhões.
Atualmente, as frentes de trabalho realizam serviços de escavação e assentamento de rede nas Avenidas Abdo Gabus, Bernardo Vieira de Melo e Presidente Castelo Branco. A previsão é que esta primeira etapa seja concluída em junho de 2019.
Essa obra é executada pela BRK Ambiental, parceira privada da Compesa, responsável pela operação, manutenção, ampliação e implantação de sistemas de esgotamento sanitário nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife.