10 de Maio de 2018

Desde a última sexta-feira (4/5), a BRK Ambiental, parceira privada da Compesa, retomou o serviço para a conclusão da pavimentação das principais avenidas de Candeias, que já receberam rede de esgotamento sanitário. As obras de recomposição do pavimento em algumas vias do bairro foram paralisadas devido às fortes chuvas.

Duas frentes já estão atuando e a previsão é que dois trechos, um na Avenida Presidente Castelo Branco (150m) e outro na Avenida Bernardo Vieira de Melo (50m), sejam finalizados hoje (8/5), até às 18h.

Nas avenidas Bernardo Vieira de Melo e Presidente Kennedy, foram implantados cerca de 5.100 metros de rede, dos quais 90% já estão com os trechos do pavimento recuperados e os 10% restantes já tiveram sua recuperação iniciada, com prioridade de urgência. Estima-se que sendo mantido um período de estiagem de 48h, os serviços sejam concluídos até o dia 18 de maio.

A BRK Ambiental, responsável pela obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Jaboatão dos Guararapes, faz a recomposição do pavimento conforme seu estado original após a implantação das redes coletoras. Enquanto a pavimentação das vias não é concluída, é realizado um nivelamento no terreno para que sejam minimizados os impactos da obra para população.

O material utilizado nesse nivelamento temporário é o BGS, material normatizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), composto de brita e polipedra (pó de pedra). “A BRK Ambiental procura sempre adotar medidas que diminuam os transtornos causados pela obra. Optamos pelo uso do BGS, apesar do alto custo e da não obrigatoriedade, para não comprometermos as camadas da obra e não deixarmos o desnível aparente e perigoso. Em seguida, esse material é substituído pelo concreto asfáltico. Reforçamos sempre o nosso compromisso no atendimento aos padrões técnicos”, explica Dennis de Carvalho, engenheiro responsável pela coordenação da obra.

A primeira etapa da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Jaboatão dos Guararapes está em curso desde maio de 2017. O avanço tem acontecido de forma gradual e nesta etapa estão previstas obras nos bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada. Até esse mês, já foram assentados mais de 16.000 metros de rede coletora no bairro de Candeias e as obras tem seguido o ritmo planejado.

No total desta etapa, serão implantados 61 mil metros de rede coletora, além de uma estação de tratamento de esgotos e cinco estações de bombeamento, beneficiando mais de 55 mil pessoas. O investimento nessa etapa é de aproximadamente R$ 85 milhões.

Fases de intervenção da obra

1. É realizada uma inspeção prévia no trecho a ser escavado
2. O planejamento é informado para Prefeitura do município
3. Em caso de desvios, todo o processo é acompanhado pela Prefeitura
4. O trecho é interditado e as escavações são iniciadas
5. É implantada a tubulação de esgotamento sanitário e são realizados testes de conferência técnica
6. A vala é aterrada com controle tecnológico de qualidade
7. É realizada a pavimentação com uso de BGS
8. A obra é concluída com a pavimentação em revestimento asfáltico (CBUQ)

Prazo do processo – (da escavação para implantação da redes coletoras até a recomposição do pavimento das vias)
Os prazos variam com o trecho e profundidade, mas em valas de profundidade média, o processo de escavação e reaterro levam em média três dias para serem cocnluídos. Já nos casos em que há necessidade de rebaixamento do lençol freático, os processos levam em torno de uma.