14 de junho de 2021
No total, dois quilômetros de redes foram instalados e 1,6 foi substituído nos primeiros cinco meses do ano. Medida faz parte do plano de contingência da BRK Ambiental para enfrentamento da estiagem em 2021.
No mês de maio, o volume médio de chuva esperado, de acordo com a média histórica, é de 50 milímetros. Porém, neste ano, a precipitação registrada foi de apenas 21 milímetros, volume 58% inferior ao esperado para o período, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo, e de equipamentos instalados nas captações na cidade. Com esse cenário, o ano de 2021 intensifica uma preocupação sobre novos episódios de escassez hídrica. Diante disso, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, adota ações preventivas a partir de um plano de contingência.
Investimentos em inovação e a adoção de novos processos para a garantia da qualidade da água distribuída à população são algumas das medidas já adotadas. Dentre as ações realizadas até maio de 2021, estão a implantação de dois quilômetros de novas redes de distribuição de água e a substituição de outros 1,6 quilômetros de tubulações no município, totalizando um investimento aproximado de R$ 1,3 milhão.
As novas redes que estão sendo implantadas e substituídas são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com perspectiva de durabilidade superior a 50 anos. “Com esse material reduz-se os rompimentos de redes, evitando intermitências e garantindo a regularidade no abastecimento de água aos moradores”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
Além disso, o trabalho influencia diretamente na redução das perdas de água do município e, consequentemente, garante maior disponibilidade de água para a população.
Até o final deste ano, a previsão da concessionária é realizar a instalação de mais 1,5 quilômetro de redes de água nos bairros Jardim Dall’orto, Parque Franceschini, Jardim São Domingos, Jardim Palmeiras e Casa Verde.
Além disso, mais 16,5 quilômetros de tubulações devem ser substituídos ainda este ano em diversos pontos da cidade em bairros como Jardim Dall’orto, Centro e Maria Antônia.
“Sumaré tem 790 quilômetros de redes de água, grande parte delas antigas. Ao realizar esse trabalho a concessionária moderniza todo o sistema. E isso é possível graças ao mapeamento feito pela empresa de pontos com maiores vazamentos ou com baixa pressão devido ao material da rede”, explica a gerente.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
ESTIAGEM ANTECIPADA EM SUMARÉ
Volume de chuvas: Desde o início do ano, Sumaré tem o registro de 428 milímetros de chuva. Esse volume é 32% inferior ao registrado no ano passado, quando os cinco primeiros meses do ano acumularam 626 milímetros. É o mais baixo volume de chuvas registrado na cidade em toda a série histórica, iniciada em 2013. O acumulado dos cinco primeiros meses do ano chega a ser inferior ao de 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada pela região Sudeste. Naquele ano, o volume acumulado de janeiro a maio foi de 513 milímetros de chuva.