21 de Agosto de 2018
Para onde vai a água que utilizamos em casa? Qual a importância do sistema de esgotamento sanitário para nossa saúde? Que tipo de doenças podem ter relação com o esgoto a céu aberto? Essas e outras perguntas foram respondidas durante a 1ª Oficina de Saneamento com Professores das Escolas de Ensino Fundamental promovida pela BRK Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Caixa Econômica Federal. A atividade aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Auditório Hilton Monteiro do Centro Administrativo Municipal.
“A oficina, gratuita, teve como objetivo discutir e construir junto com os professores e a comunidade escolar metodologias e ferramentas para a inserção da educação ambiental e sanitária nas escolas, ou para fortalecê-la, caso já seja uma prática na instituição de ensino”, destaca Luciano Teles, coordenador de Operação e Manutenção da BRK Ambiental em Trindade.
Ao todo, 60 professores e coordenadores de diversas escolas municipais de Trindade participaram da formação, divididos em duas turmas com carga horária de 12 horas cada uma. A partir de agora, os participantes contarão com acompanhamento nas escolas durante seis meses, para esclarecimento de dúvidas e suporte na difusão dos conteúdos ministrados.
A formação dos professores como multiplicadores em Educação Ambiental na comunidade, contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental, comprometidos com o bem-estar social e global. Eles vão disseminar informações e conceitos sobre a importância do meio ambiente, bem como a responsabilização da população envolvida. A proposta é desenvolver atitudes e ações práticas em que o ensino e a aprendizagem influenciem no comportamento ambiental dos alunos, gerando também impacto em suas famílias.
Em Goiás, a BRK Ambiental é responsável pela operação, manutenção, recuperação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos municípios de Aparecida de Goiânia, Trindade, Jataí e Rio Verde, por meio de uma parceria firmada com o governo do Estado, via Saneamento de Goiás S.A (Saneago).
O diferencial deste modelo é a realização do total de investimentos por parte da empresa subdelegada que, neste caso, deverá promover a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A meta da empresa é levar as oficinas para Aparecida de Goiânia, Jataí e Rio Verde nos próximos meses.