Parada na energia por parte da CPFL afeta abastecimento neste domingo (15)

Parada na energia por parte da CPFL afeta abastecimento neste domingo (15)

Notícias Sep 12, 2019

12 de Setembro de 2019

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que neste domingo, dia 15, a CPFL irá interromper o fornecimento de energia nas captações do Horto I e Horto II, responsáveis por enviar água bruta para a ETA I, estação de tratamento de água na Vila Menuzzo. Devido a essa interrupção na energia, a produção e a distribuição de água serão afetados.

Com o objetivo de minimizar o impacto no abastecimento de água da população, a concessionária irá realizar no mesmo dia algumas intervenções de melhoria no sistema de distribuição de água na ETA I e no Centro de Reservação João Paulo.

“Nos programamos para executar todas essas intervenções no mesmo dia em que ocorrerá a parada de energia elétrica da CPFL para reduzir o impacto no abastecimento de água da população”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da unidade.

Na ETA I, será realizada uma manutenção elétrica preventiva que tem o objetivo de garantir o fornecimento de energia e evitar paradas emergenciais. Além disso, novas válvulas de controle da ETA serão instaladas para garantir a segurança operacional do sistema de distribuição de água.

No Centro de Reservação João Paulo, a concessionária irá instalar mais um macromedidor. A intervenção faz parte do trabalho de redução de perdas de água que a empresa executa na cidade que, dentre as ações, tem o objetivo de instalar 8 macromedidores na cidade até o final deste ano.

Os macromedidores são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes, e medem a quantidade de água enviada para diferentes bairros e setores de abastecimento da cidade. Com os equipamentos é possível calcular as perdas de água para regiões específicas da cidade, por exemplo, comparando a quantidade de água enviada para um bairro (pelo macromedidor), com a quantidade de água efetivamente consumida pelos moradores (medida nos hidrômetros). Essa informação vai direcionar os investimentos de combate a perdas na cidade, permitindo a busca de vazamentos e ligações irregulares.

“O objetivo é instalar o equipamento nas saídas de todos os reservatórios da cidade, para que possamos saber com exatidão a quantidade de água distribuída à população, e assim, relacionar com os volumes medidos nos hidrômetros das ligações para chegar ao índice de perdas”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da unidade.

Além dessa ação, a concessionária tem realizado a instalação de equipamentos hidráulicos que equalizam a pressão da água. Com isso, já foi possível reduzir o índice de perdas do município de 60%, em 2015, para 40,6% em 2018.

Por conta das intervenções, alguns bairros podem ter oscilações no abastecimento de água neste domingo, dia 15. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na madrugada de segunda, dia 16.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros afetados são: Centro, Horto Florestal, Jardim Alvorada, Jardim Eldorado, Jardim Marchissolo, Jardim Paulista, Jardim Residencial Ravagnani, Jardim Residencial Veccon, Jardim Santa Terezinha, Jardim São Carlos, Jardim São Domingos, Jardim São José, Jardim São Rocchi, Parque Emilia, Parque Franceschini, Parque Ongaro, Parque Residencial Casarão, Parque Residencial Florença, Parque Versailles, Planalto do Sol, Residencial Amalia Luiza, Vila Juliana, Vila Macarenko, Vila Menuzzo, Vila Miranda, Vila Rebouças, Vila Santana, Vila Vale, Vila Yolanda Costa e Silva, Vila Zilda Natel, Jardim das Palmeiras, Jardim Primavera, Jardim Puche, Jardim Santa Madalena, Jardim São João, Parque João Vasconcellos, Residencial Parque da Floresta, Jardim Luz Dal Alma, Jardim João Paulo II, Residencial Portal do Lago, Jardim Constecca e Jardim Residencial Vaughan.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.