18 de agosto de 2022
Teresa Veraglia, CEO da BRK e presidente da ABCON SINDCON, abriu o evento. Companhia apresentou cases de Alagoas e Tocantins; e participou de painéis sobre Compliance e inovação no saneamento
A BRK – uma das principais empresas de saneamento do país – esteve presente no 8° Encontro Nacional das Águas (ENA), nos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo. Teresa Vernaglia, CEO da companhia e presidente da ABCON SINDCON, abriu o evento junto com Pedro Maranhão, secretário nacional de saneamento básico, Fábio Abrahão, diretor de concessões e privatizações do BNDES, Vinicius Benevides, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), e Vitor Saback, diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Teresa pontuou sobre a importância do marco regulatório, os investimentos no setor e os seus benefícios: “O saneamento já entrou na agenda da sociedade e dos governos. Desde a aprovação do marco em 2020, foram viabilizados mais de dez leilões; já são mais de R$ 70 bilhões comprometidos pela iniciativa privada, beneficiando mais de 17 milhões de pessoas, em mais de 200 municípios brasileiros. Esse investimento irá evitar que toneladas de esgoto bruto sejam despejados em rios, oceanos e mares; o que faz com que o saneamento se torne um dos maiores projetos ambientais em andamento no país.”
Relacionamento com a comunidade
A BRK também marcou presença no primeiro dia de evento no painel “Inclusão social e a experiência das mobilizações no relacionamento com os clientes”. Felipe Chaves Guimarães, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK na Região Metropolitana de Maceió, apresentou o case “Pensando fora do tubo - relacionamento social com lideranças comunitárias em Alagoas”.
A concessão no estado começou em julho de 2021 e se estenderá por 35 anos. A companhia atende 13 cidades alagoanas, e a meta é fazer com que 90% da população tenha sistema de esgoto até 2029. Antes do início dos trabalhos das equipes técnicas na região, a BRK fez um amplo mapeamento das lideranças dos bairros, batendo na porta das comunidades. Criou uma comunicação diária e exclusiva com esses líderes, algo extremamente importante, pois foi por meio deles que a companhia se conectou com a população. Além de valorizar o papel dessas lideranças e estabelecer uma relação de confiança, foi possível trazer feedbacks contínuos.
Os resultados desse trabalho já são perceptíveis. Em pouco mais de um ano, a BRK já identificou 370 lideranças; realizou 12 mil atendimentos exclusivos; fez cerca de 100 reuniões e mais de 300 ações voltadas especificamente para este público em Alagoas.
Pessoas
No segundo dia de evento, a BRK participou do painel “Desenvolvimento no setor de saneamento e os desafios na formação de profissionais técnicos”, com a apresentação do case “BRK & SESI/SENAI - Uma pareceria de sucesso no Tocantins”, apresentado por Livia Martins Borela, diretora de RH da BRK.
Para as operações do Pará e Tocantins, esses parceiros profissionalizantes desenvolveram iniciativas sob medidas para a BRK, como o curso técnico em química; e a customização de treinamentos, como encanador de manutenção de redes água, escoramento de valas e outros. Além disso, há cursos de formação para a comunidade, como o voltado para mulheres encanadoras hidráulicas, e descontos para funcionários e dependentes em outros cursos.
No ENA, a BRK contribuiu também com o painel sobre Compliance nas empresas de saneamento. Na ocasião, Fernando Salvador, diretor de Compliance da BRK, falou sobre a importância de mitigar riscos nas organizações e explicou as três ações mais comuns na área: interação com o poder público, conflitos de interesses na relação com fornecedores e concorrentes, e riscos com terceiros.
Além do treinamento de Compliance, que é obrigatório para funcionários, a BRK faz um acompanhamento trimestral buscando atender o que foi definido como meta para a empresa, por meio de formulários e entrevistas para identificar que tipos de interações com terceiros houve nesse período.
No painel de encerramento do evento, sobre inovação no setor de saneamento, Luiza Acedo, gerente de relacionamento com clientes da BRK, apresentou os pilares de transformação digital da empresa. Luiza falou sobre a agência virtual ‘Minha BRK’, a ampliação dos serviços digitais, os canais de atendimento e a importância do engajamento de clientes e funcionários nesse processo.
Dentre os destaques, estão as parcerias com plataformas de cobrança digital e novos métodos de pagamento, como o PIX, que ampliam as opções de pagamento ao consumidor. Como resultado, a BRK já conta com 63% dos pagamentos realizados de forma digital em 2022 e mais de 78% dos atendimentos a cliente ocorridos via canais digitais.
Saiba mais sobre o ENA, em: abconsindcon.com.br/ena/