São Lourenço da Mata

Escolher outra cidade
Notícias

Mais de R$ 83 milhões serão investidos para implantação de sistemas de esgotamento sanitário no município de Goiana

15 de fevereiro de 2019


Nesta semana, a BRK Ambiental iniciou as obras para implantação de sistemas de esgotamento sanitário (SES) no município de Goiana, Região Metropolitana do Recife. A ação é um marco para a cidade, que não possui tratamento de efluentes, e trará um impacto social positivo para mais de 42 mil moradores. O investimento total da obra gira em torno de R$ 83 milhões e prevê a implantação de, aproximadamente, 70 km de rede coletora, além da construção de cinco estações elevatórias de esgoto (EEE) e duas estações de tratamento de esgoto (ETE).

A obra foi dividida em dois grandes sistemas com ações simultâneas. Um será implantado na sede do município, com a sua finalização prevista para março de 2022. Já o outro sistema terá ações na área litorânea da cidade, no distrito de Ponta de Pedras, e deve ser concluído até março de 2020. “As obras de saneamento são complexas porque envolvem uma extensa escavação de solo e uma intensa movimentação de máquinas. Por isso, o projeto foi dividido em duas áreas, onde atuaremos com frentes de trabalho paralelas para conferir celeridade à obra” comenta Christian Fonseca, diretor de engenharia e obras da BRK Ambiental.

Para diminuir os impactos nas grandes vias federais e estaduais, como trechos da BR-101 norte e PE-062, será utilizada, nestes locais, uma tecnologia avançada conhecida como Método Não Destrutivo (MND). O método consiste na perfuração do solo por uma máquina perfuratriz, que faz furos direcionais controlados por um operador e não destroem o pavimento, implantando a rede sob as vias sem a abertura de valas. 

No centro de Goiana, as intervenções serão iniciadas pela travessa Manoel Carlos de Mendonça. Já em Ponta de Pedras, o início se dará pela Rua sem nome 33. A execução das obras ocorrerá durante o dia, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira e aos sábados, das 7h às 16h, quando houver programação. Caso haja necessidade de ultrapassar esse horário, a população do entorno será avisada pelas equipes de técnicos especializados em responsabilidade socioambiental, que irão acompanhar de perto a obra e prestarão os esclarecimentos necessários, e permanecerão disponíveis por meio de um Plantão Social. Além disso, ao longo da implantação desses novos sistemas de esgotamento sanitário, outras medidas serão tomadas para minimizar os transtornos, como a utilização de carro pipa para evitar poeira; uso de plataformas de pedestres e veículos para garantir a mobilidade; sinalização indicando desvios; prioridade no fechamento de valas em frente às garagens, entre outras.
 
Após a conclusão dessa obra, a previsão é de que sejam coletados cerca de 62% do esgoto do município e que 100% desse efluente seja tratado e devolvido à natureza, obedecendo rigorosos padrões de qualidade quanto ao tratamento desses efluentes.  Mais de dez mil ligações de esgoto entre as residências e a rede coletora devem ser realizadas após a finalização dos sistemas. “Com o andamento das obras de implantação de redes de esgoto em várias frentes, avançamos com o objetivo de transformar a realidade do saneamento na Região Metropolitana do Recife, garantindo mais qualidade de vida e saúde à população. Mais saneamento é sinônimo de meio ambiente preservado e desenvolvimento para toda a região”, destaca o diretor do contrato da BRK Ambiental em Pernambuco, Fernando Mangabeira. 
 
Cerca de 200 pessoas estarão envolvidas direta ou indiretamente na execução das obras de implantação do SES em Goiana. A PPP da Compesa com a BRK Ambiental é a maior parceria na área de saneamento do país. O projeto tem o objetivo de operar, manter, ampliar e implantar novos sistemas de esgotamento sanitário nas 15 cidades da Região Metropolitana do Recife.
 

praia-ponta-de-pedras

Praia de Ponta de Pedras, no município de Goiana.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE