São Lourenço da Mata

Escolher outra cidade
Notícias

Tecnologia sustentável aumenta eficiência na operação de sistema de esgotamento sanitário em Pernambuco

31 de janeiro de 2019

A BRK Ambiental tem investido bastante em tecnologia para melhorar a eficiência na operação do sistema de esgotamento sanitário da Região Metropolitana do Recife (RMR). Um dos exemplos mais recentes é o uso de dois caminhões que possuem uma tecnologia sustentável para utilizar o próprio efluente nos serviços de desobstrução e limpeza de redes. Em três meses de operação, os caminhões já economizaram cerca de 3,2 milhões de litros de água potável por mês na RMR.

Conhecidos como caminhões recicladores, os equipamentos funcionam com um sistema de hidrojato e de vácuo combinados, sendo capazes de desobstruírem redes de esgoto durante períodos prolongados sem a necessidade de deslocamentos para abastecimento ou descarte de efluente, o que confere mais agilidade aos serviços de limpeza das redes de esgoto na RMR. Com a utilização deles, num único dia, são economizados mais de 160 mil litros de água potável - o que corresponde ao consumo de mais de 1400 pessoas diariamente. Outro ponto positivo é a redução de custos com combustível, uma vez que os caminhões recicladores não precisam reabastecer água e nem realizar descarte de efluentes durante a operação. Eles realizam até quatro viagens a menos em relação aos caminhões convencionais. Menos viagens, menos impacto na mobilidade, menos transtorno para a população.  

Outra vantagem é o ganho de qualidade no trabalho, já que o operador utiliza um joystick para controlar as funções dos equipamentos, que contam com um sistema automático de controle para a reciclagem de resíduos, fazendo a separação do efluente líquido do sólido. Em outras palavras, eles possuem duas grandes mangueiras principais, uma responsável por fazer a sucção do efluente presente na rede, e outra por injetar a mesma água sugada na rede, fazendo a limpeza da tubulação. “Esse reaproveitamento é possível porque dentro de cada caminhão reciclador, há um compartimento onde tudo que é sólido fica depositado para depois ser descartado corretamente, enquanto o líquido passa por um sistema de filtros para ser lançado na rede novamente”, explica o gerente de redes da BRK Ambiental em Pernambuco, Wilson Bombo. 
 
Nos três meses de funcionamento, os dois caminhões recicladores já retiraram cerca de 1500 toneladas de resíduos sólidos das tubulações de esgoto da RMR, além de reduzir o tempo na execução do serviço, diminuindo a emissão de gases na atmosfera e removendo, de forma mais eficaz, os sólidos sedimentados na rede. Mas a população precisa fazer a sua parte e não jogar lixo na rede de esgoto. Esse descarte indevido pode danificar a rede e causar entupimentos e extravasamentos nas vias e até retorno de esgoto para as casas. A melhor tecnologia ainda é cada um fazendo sua parte para uma cidade mais limpa e livre de lixo.

JAN19 Caminhão reciclador (10)

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE