Abastecimento de Água

 

A BRK Ambiental em Porto Ferreira investe constantemente em gestão e em tecnologia com o objetivo de garantir ainda mais qualidade para serviços de distribuição de água na cidade. 

Para atender a uma população próxima de 50 mil habitantes, a água captada no Rio Mogi Guaçú é encaminhada para nossa Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de produzir 200 litros por segundo. No município, uma pequena fração é captada de mananciais subterrâneos, através dos poços tubulares profundos localizados em Águas Claras e Cuca Fresca.

Reservatórios e Estação de Tratamento de Água da BRK Ambiental em Porto Ferreira (SP)

 

100% de atendimento

Hoje, 100% da área urbana de Porto Ferreira recebe água tratada. Nosso trabalho de captação, tratamento e distribuição de água segue rigorosos processos que garantem a todos os usuários o benefício de beber água tratada diretamente da torneira

Conheça as etapas da gestão do serviço de abastecimento realizado pela BRK Ambiental em Porto Ferreira e saiba tudo sobre a água que você consome.

 

Captação 

Aproximadamente 97% de toda água captada é proveniente do Rio Mogi-Guaçu, sendo que os 3% restantes vêm de 2 poços localizados no Bairro Cuca Fresca e 1 poço localizado no Bairro Águas Claras. No total, são captados em média 200 litros de água por segundo.  

A Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme (ETA OCL) tem capacidade de produção diária de 17.280.000 litros. 

Já o sistema de reservação possui capacidade de armazenamento para 6.750.000 de litros, o que garante mais segurança hídrica para a cidade. 

 

Tratamento

Quando a água bruta chega à ETA OCL, ela passa pelas etapas de oxidação, coagulação, floculação, decantação, filtração e reservação. Assim, garantimos o tratamento para que a água chegue à casa da população com qualidade, atendendo os valores especificados nas legislações e assegurando a eficiência operacional do nosso trabalho e a satisfação do cliente.

 

Distribuição 

Após o processo de tratamento, a água é distribuída por gravidade ou bombeamento para os 17 reservatórios espalhados pela cidade de Porto Ferreira. São 308 quilômetros de rede que transportam a água até as torneiras. 

A equipe operacional da unidade opera e monitora todos os reservatórios e estações de bombeamento da cidade, 24 horas por dia, para garantir o correto abastecimento do município e atuar diante de qualquer emergência.  

 

Redução de perdas

A concessionária também trabalha continuamente para a redução de perdas de água. Por isso, equipamentos hidráulicos e válvulas reguladoras de pressão estão sendo instaladas no sistema de distribuição de água do município. Em 2011, quando o serviço foi concedido à BRK, o índice de perdas era 55,6%. Em 2018, esse índice baixou para 33,6%.

Na prática, 1,7 bilhão de litros de água foram preservados por ano, o que equivale à 680 piscinas olímpicas de 2.500 m³ cada. A redução do índice é resultado de um trabalho que realizamos de forma contínua no município.

Entre as principais ações executadas estão a setorização do abastecimento da cidade, a instalação de válvulas reguladoras de pressão, substituição de redes antigas por novas e a automatização do controle de pressão das estações de bombeamento de água tratada.

 

Água de qualidade

Em Porto Ferreira, a BRK Ambiental realiza mais de 6 mil análises mensais para atestar a qualidade da água fornecida à população. A água é analisada tanto na saída da estação de tratamento de água e dos poços do município como em diversos pontos da rede de distribuição.

Os testes seguem rigorosamente o que é estabelecido no Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 5 do Ministério da Saúde. Estes procedimentos atestam os índices de 100% de conformidade nos indicadores da água tratada e distribuída à população.

Além disso, a cidade conta com um Laboratório Móvel, serviço gratuito implantado pela BRK na cidade e que vai até as residências e comércios, sempre que houver dúvidas sobre a qualidade da água. O Laboratório Móvel analisa a potabilidade da água e permite que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente.

A água distribuída no município de Porto Ferreira é monitorada e controlada por um rígido cronograma de coletas de amostras e análises que abrangem toda a rede de distribuição de água da cidade.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE