Notícias

BRK Ambiental leva conhecimento sobre saneamento para 1900 pessoas de Porto Ferreira em 2019

27 de Dezembro de 2019

Ao longo do ano de 2019, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realizou diversas atividades no município com o objetivo de levar conhecimento sobre saneamento para a população. No total, 1900 pessoas, entre crianças e adultos, participaram das ações. 

“A concessionária entende a importância de levar conhecimento sobre saneamento para população e investe para que isso seja transmitido de forma lúdica para todos, principalmente para as crianças que são grandes disseminadoras de informação”, comenta Josiane Gonçalves, da área de Responsabilidade Socioambiental da unidade.

ETA Portas Abertas
Dentre as atividades, está o programa Portas Abertas que recebeu alunos dos 5º anos das escolas municipais que visitaram a ETA, Estação de Tratamento de Água de Porto Ferreira, e viram de perto como funciona o processo de tratamento de água. “Dividimos a visita em duas etapas: uma palestra em sala de aula e à visita à estação, onde os alunos caminham entre os tanques de tratamento, visualizando de perto tudo aquilo que aprenderam, desde a chegada da água em estado bruto do rio até a sua saída, potável e pronta para consumo”, explica Josiane. 

Os alunos também recebem informações sobre o sistema de esgotamento sanitário, contemplando a coleta, afastamento, tratamento do efluente e sobre o lixo jogado indevidamente na rede de esgoto.

Palestras
Como o objetivo é disseminar informações sobre o saneamento básico da cidade, a concessionária realizou também palestras na Faculdade Asser. “O objetivo é gerar na população uma consciência ambiental e promover a cultura do saneamento”, ressalta.

Portas Abertas 360° 
Para aqueles que não visitam a estação, a concessionária inovou este ano trazendo para a cidade o programa Portas Abertas 360°. Por meio de óculos de realidade virtual, a população pode conhecer como funciona a Estação de Tratamento de Água, o tratamento e o monitoramento da qualidade da água distribuída. O projeto esteve presente em ação do Dia Mundial da Água. 

Interatividade por meio de jogos
A concessionária também trouxe para o município este ano dois jogos que foram apresentados em escolas do município, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e em ação do PROERD. Um dos jogos é o “Corrida do Meio Ambiente”, um jogo de tabuleiro interativo, em que as crianças precisam responder perguntas relacionadas ao meio ambiente e o uso consciente da água. O outro é o “Vilões do Esgoto”, um jogo da memória, em que os pares são formados pelos itens que não devem ser descartados na rede coletora de esgoto.

Nave BRK
A tecnologia foi grande aliada da concessionária na disseminação de informação sobre saneamento. Em setembro o município recebeu a Nave BRK, um projeto da BRK Ambiental com a Green Nation, que por meio de uma experiência de realidade virtual, apresentou os benefícios do saneamento básico e a importância da prática de atitudes sustentáveis no dia a dia.  

Festival de Iniciação Esportiva
A concessionária também patrocinou o Festival de Iniciação Esportiva realizado pelo Instituto Valore que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Agostinho Garcia em outubro. Atletismo, basquete, ginástica artística, trampolim acrobático e vôlei foram as cinco modalidades que formaram o circuito de exercícios. De forma rotativa, as turmas trocavam de atividade e, assim, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar todas as modalidades. 

2020
Para 2020 a BRK Ambiental deve retomar em fevereiro às visitas de estudantes à Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. A ação tem o objetivo de disseminar conhecimentos sobre saneamento além de estimular o consumo consciente de água.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE