Notícias

BRK Ambiental leva conhecimentos sobre saneamento para 450 crianças em ação do Proerd

25 de Novembro de 2019

Alunos da rede municipal e particular de ensino da cidade participaram das atividades

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, levou conhecimentos sobre saneamento para 450 crianças de 7 escolas das redes municipal e particular de ensino em ação do Proerd. As atividades ocorreram na última semana, entre os dias 18 e 21 de novembro, na 4° Cia do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior.  

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é realizado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, os ajudando a conduzir suas vidas de maneira mais segura e saudável. O programa é aplicado nas escolas durante um semestre e encerrado com uma formatura, que ocorreu no dia 22 de novembro. 

Antes da cerimônia de encerramento, os alunos tiveram a oportunidade de passar um dia na base da Polícia Militar da cidade envolvidos em diversas atividades. Entre elas: o Projeto Portas Abertas 360°, o jogo da memória Vilões do Esgoto e o jogo de tabuleiro Corrida do Meio Ambiente.

“Essas três atividades levam conhecimento sobre saneamento básico e preservação ambiental para as crianças”, explica Karina Pereira da área de Responsabilidade Socioambiental.

Para o instrutor do Proerd, o cabo Osni Luciano Martins, levar as crianças para dentro do quartel e proporcionar um dia de aprendizado e diversão é uma forma de marcá-las positivamente. “A sociedade é isso, polícia, empresa, escola e família trabalhando juntos para um futuro melhor e, como nós estamos inseridos no meio ambiente, é muito importante trazer essa temática para os alunos”, comenta Martins.

O Leonardo Guidi Critelli, aluno do quinto ano da EMEFM Mário Borelli Thomaz, disse que gostou muito dos Vilões do Esgoto e que o jogo o ajudará a se lembrar dos itens não podem ser jogados em pias, ralos e vasos sanitários. “Com o jogo eu aprendi que fio dental, algodão e cabelo tem que ser jogados no lixo”, conta o aluno. 

A professora da escola em que o Leonardo estuda, Andrea Lima Fernandes da Costa Silva, considera que as atividades com foco no meio ambiente proporcionadas pela concessionária não impactam apenas aos alunos, mas também aos familiares. “A criança levará para casa o que aprendeu aqui e poderá mudar as ações dos pais, transformando o próprio dia a dia”, encerra Andrea.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE