Notícias

BRK Ambiental realiza intervenção para redução do índice de perdas de água nesta terça (15) em Porto Ferreira

11 de Setembro de 2020
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realiza na manhã desta terça-feira, dia 15, uma intervenção para a redução do índice de perdas de água na cidade. Trata-se da instalação de um macromedidor na rede de abastecimento de água localizada na rua Vinte e Nove de Julho, no centro da cidade.

Os macromedidores são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes para medir a quantidade de água enviada para os setores de abastecimento do município. Com os equipamentos é possível calcular o quanto de água um bairro recebeu e o total, de fato, consumido pelos moradores (índice medido via hidrômetro). A diferença dessa conta representa possíveis desperdícios, por isso, esses dados serão analisados para direcionar os investimentos em combate às perdas, orientando a busca por vazamentos e irregularidades.

A intervenção faz parte do trabalho para redução do índice de perdas de água que a empresa executa na cidade. “No início da concessão, em 2011, o índice de perdas era de 55,6%. Em 2019, reduzimos esse índice para 32,2% e 197,7 milhões de litros de água foram preservados só entre 2018 e 2019. Em 2020, considerando a média de janeiro a agosto, o índice chegou a 28%”, destaca Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Vale destacar que o trabalho para redução do índice de perdas de água é contínuo. Entre as principais ações está a instalação de equipamentos hidráulicos em pontos estratégicos nas redes de distribuição de água. A iniciativa tem a finalidade de equalizar a pressão da água, evitando possíveis rompimentos na rede de distribuição de água. 

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Porto Ferreira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando, assim, um serviço de qualidade para a cidade. É um trabalho que vai ocorrer durante toda a concessão, uma vez que reduzir o índice de perdas e mantê-lo em patamar adequado exige planejamento e ações contínuas por parte da concessionária”, complementa Zampieri. 

Em 2020, foram instalados outros cinco macromedidores em diversos pontos da rede de distribuição de água para combater as perdas.

Oscilação no abastecimento de água
Por conta da intervenção, dois bairros da cidade podem ter oscilações no abastecimento de água na manhã da terça-feira, dia 15. A previsão é que o abastecimento esteja totalmente regularizado no final da manhã. 

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente. Os bairros afetados são: Vila Salgueiro e Jardim Salgueiro.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação á gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE