Notícias

Com agosto sem chuvas, inverno termina com rio Mogi Guaçu em estado de atenção em Porto Ferreira

23 de Setembro de 2021

Volume acumulado de chuvas no último mês é o menor em cinco anos no município.

O mês de agosto não registrou nenhum milímetro de chuva em Porto Ferreira, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme). O volume registrado no último mês foi o menor desde o início das medições, em 2016.

Durante o ano, o índice acumulado de chuvas no município é de 614 milímetros, 25% abaixo da média histórica. Com um dos invernos mais secos dos últimos anos, o nível do rio Mogi Guaçu se encontra em estado de atenção.

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, monitora o comportamento hídrico do manancial de captação. O nível médio do rio Mogi Guaçu está atualmente em 0,61 metros, quando o mínimo necessário para captação é de 0,50 metros.

Além da baixa disponibilidade hídrica no manancial, a região atravessa um período de baixa umidade relativa do ar e aumento das temperaturas, que tendem a provocar um crescimento do consumo de água.

“O momento é crítico e a estiagem é severa, por isso reforçamos a necessidade do uso consciente e racional da água. Todos devem priorizar o uso da água para atividades de higiene e alimentação”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da concessionária.

A BRK Ambiental adota, desde o início do ano, uma série de medidas preventivas estabelecidas num Plano de Contingência para o enfrentamento deste período de estiagem. 

“Estamos empenhados na execução de uma série de ações e investimentos, como a instalação e substituição das redes de água do município, combate a vazamentos e ações para redução das perdas de água. Preservar nossos recursos hídricos, fazendo um uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população”, afirma o gerente. 

JOGANDO JUNTO PELA ÁGUA
Também está no ar a campanha Jogando Junto Pela Água, que conta com uma página exclusiva na internet. O site (jogandojuntopelaagua.com.br) reúne informações que a concessionária normalmente já divulga para a mídia local sobre as condições do manancial que abastece a cidade, além de dados sobre os índices de chuvas. 

Nesta página, a população de Porto Ferreira também pode acompanhar as principais obras e ações da concessionária para o enfrentamento deste período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar seu consumo de água mais eficiente. Lembre-se que a prioridade, neste momento, é o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal. Outras atividades como lavar calçadas e carros, por exemplo, devem ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada.

A campanha também conta com veiculações em mídias tradicionais como TV e rádios, ações em redes sociais, envio de mensagens SMS aos clientes e entrega de folheto com dicas de consumo consciente à população.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE