Tratamento de Esgoto

 

Quando o contrato de concessão da BRK Ambiental teve início, em 2011, Porto Ferreira contava com 96% de esgoto coletado e volume de tratamento de apenas 3%. Desde então, muito já foi feito na cidade e ainda há muito a se fazer para que toda população tenha acesso aos serviços. Esse é o nosso trabalho e a principal meta da BRK Ambiental para o município. 

Hoje, 96% da população é atendida com os serviços de coleta e 75% com tratamento de esgoto doméstico. Um avanço importante, que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças

 

Estações de Tratamento de Esgoto

A BRK Ambiental em Porto Ferreira conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Saiba mais sobre o funcionamento de cada uma delas.

 

02 ETE Fazendinha

A ETE Fazendinha passou recentemente por uma modernização e foi ampliada. Sua operação conta com as seguintes etapas de tratamento dos efluentes: 

1 Gradeamento grosseiro manual: essa etapa remove materiais sólidos presentes no esgoto, como cabelos, papel, gordura e lixo em geral, resíduos que deveriam ser destinados ao lixo doméstico.

2 Peneira rotativa: tem a função de retirar do esgotos partículas sólidas de menor dimensão, tais como restos de comida.

3 Medidor de vazão tipo calha Parshall: contabiliza o volume que entra na estação para controle de dosagem de produtos químicos 

4 Caixa e sistema de extração de areia: a areia é um agente que pode causar abrasão, por isso esta etapa é importante para a eficácia dos equipamentos da operação 

5 Reator UASB: processo biológico que tem a função de remover a carga orgânica presente no esgoto. São bactérias se alimentam da matéria orgânica presente no esgoto e fazem sua decomposição

6 Desinfecção por cloro: fase final que tem a função de inativar agentes patógenos 

Esta estação está localizada no bairro Jardim Anésia e é a responsável pelo tratamento de 96,4% do esgoto gerado no município - um importante avanço para a saúde pública e a preservação ambiental de Porto Ferreira.

 

03 ETE Santa Rosa

Esta estação apresenta uma excelente eficiência em seu tratamento, com índice acima do exigido por lei. Isto quer dizer que seu processo de tratamento está conseguindo retirar quase toda a carga poluidora do esgoto antes de devolvê-lo ao rio.

O processo de tratamento é composto por gradeamento, caixa de areia, caixa de gordura, aeradores e tanque de desinfecção por cloro. 
 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE