6 de agosto de 2018

A BRK Ambiental em Pernambuco desenvolve, desde 2013, uma ação educativa na área de saúde e saneamento chamada de Agente Cidadão. O programa é voltado para agentes de saúde e profissionais da área, com o objetivo de capacitá-los e melhorar a qualidade de sua atuação na relação com as comunidades.

Os agentes recebem informações sobre a Parceria Público-Privada entre a Compesa e a BRK Ambiental, a importância do sistema de esgotamento sanitário e as doenças de veiculação hídrica.  Para apoiá-los nesse processo, são distribuídos cartilhas e folders com todas as informações abordadas ao longo da capacitação. O curso tem duração de oito ou 12 horas e visa promover a cultura de saneamento.

O módulo de 12 horas prevê, além da parte teórica, a visita a uma estação de tratamento de esgoto, que vem fortalecer o entendimento da importância do saneamento e o seu impacto na saúde. Ao final da ação, os profissionais recebem certificados de participação do curso.

Já foram realizadas 71 edições nos municípios de Abreu e Lima, Camaragibe, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paulista e São Lourenço da Mata, capacitando mais de 1200 pessoas. Atualmente, por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, o programa Agente Cidadão foi incluído como um conteúdo eletivo nos cursos de reciclagem dos profissionais da área de saúde do município.

A cidade, uma das piores em saneamento do Brasil, de acordo com o Instituto Trata Brasil, passa por uma transformação dessa realidade com a primeira etapa das obras de implantação de redes de esgoto nos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.