Programa Cidade Saneada desenvolve projeto social com foco em educação ambiental e preservação

Programa Cidade Saneada desenvolve projeto social com foco em educação ambiental e preservação

Notícias Sep 12, 2024

12 de setembro de 2024

whatsapp-image-2024-09-03-at-150449-3.jpeg

Com o objetivo de trazer à discussão assuntos como conservação, respeito, cidadania e a importância da preservação do meio ambiente, o Programa Cidade Saneada, parceria da Compesa com a BRK, promove um projeto chamado “Colorindo Nosso Mundo”. Esta iniciativa de Responsabilidade Socioambiental oferece a estudantes e comunitários oficinas de grafitagem, com atividades teóricas e práticas. Nesta edição, serão beneficiadas escolas nos bairros do Ipsep, Campo Grande e Santo Amaro, no Recife, e Jardim Paulista, no município de Paulista.

A oficina é realizada em três dias e é voltada para as comunidades que vivem no entorno das estações elevatórias, estações de tratamento de esgoto ou unidades operadas pela BRK/Compesa localizadas na Região Metropolitana do Recife e na cidade de Goiana. Através da atividade, os participantes conhecem a importância da preservação dessas unidades e sua relevância para a comunidade. “Como é a própria população do entorno que faz a grafitagem, há uma consciência maior contra o vandalismo. A ação também possibilita uma reflexão crítica dos alunos em busca da construção de um conceito de Cidadania”, comenta o diretor de Mercado e Parcerias da Compesa, Ricardo Torres.

O projeto convida os jovens a assumirem um compromisso de cuidado com a natureza. “Através do contexto compartilhado nas oficinas, o grafite é apresentado como um elemento de expressão urbana. A oficina é executada por etapas, onde os alunos terão uma base teórica para conhecer como o grafite nasceu, quais são as técnicas utilizadas, além de aprofundar noções em desenho”, Karine Mourato, coordenadora da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Pernambuco.

Após este estudo, as técnicas de pintura livre serão executadas nos muros das unidades da BRK/Compesa. Com desenhos voltados para a educação ambiental, juntamente com os instrutores, a ação busca trazer um ambiente mais alegre e colorido para a própria comunidade, valorizando e preservando o patrimônio púbico. “Ao final do curso, os participantes recebem um certificado de conclusão e saem com uma mente mais aberta sobre educação ambiental, por meio de atitudes responsáveis e saudáveis em relação ao meio ambiente, cultivando valores éticos, morais, ecológicos e estéticos”, conclui Karine.

A primeira ação aconteceu nos dias 28 a 30 de agosto, quando 20 crianças da Creche Escola Maria de Nazaré, em Jardim Paulista, participaram da oficina. O instrutor Adelson Bóris, que é grafiteiro e artista plástico, foi o responsável por conduzir as atividades teóricas e práticas. Mais de 120M² do muro da Estação de Tratamento de Esgoto ETEJ-04, localizada no bairro de Jardim Paulista, receberam as pinturas e desenhos das crianças. “Os estudantes puderam conhecer e aprender sobre as técnicas do Grafite e expressar, na prática, as suas ideias, transformando o conhecimento em desenho. Envolver a comunidade nessa atividade é uma forma de trazer pra perto a população do entorno e trazer à tona a questão da preservação”, afirma Bóris. 

 

Confira a agenda do ‘Colorindo Nosso Mundo’

Data: 04 a 06 de setembro

Aula teórica: Escola Professor José Vicente Barbosa, Ipsep – Recife

Aula prática: EEC-06 Ipsep (Rua Senador Robert Kennedy, próximo ao terminal da Vila da Sudene)

 

Data: 11 a 13 de setembro

Aula teórica: Escola Municipal Poeta Jonatas Braga, Campo Grande – Recife

Aula prática: EEX 30 Campo Grande (Rua Gonçalves Dias com a Avenida Agamenon Magalhães, Campo Grande)

 

Data: 18 a 20 de setembro

Aula teórica: EREM Othon Bezerra de Melo, Ipsep – Recife

Aula prática: EEC-04 Ipsep (Rua Raposo Pinto, esquina com a Rua Jean Emile Favre, Ipsep)

 

Data: 02 a 04 de outubro

Aula teórica: Escola Municipal Cidadão Herbert de Souza, Santo Amaro – Recife

Aula prática: EEX 19 Santo Amaro (Av. Agamenon Magalhães, com a Rua Barros Barreto, Santo Amaro)

 

whatsapp-image-2024-09-03-at-150445.jpeg

O Programa Cidade Saneada 

Em 2024, o Programa Cidade Saneada chega aos 11 anos de atuação, já tendo investido mais de R$ 3 bilhões e registrando a taxa de cobertura de 43,13% na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana. O objetivo principal do projeto é garantir o índice de cobertura de 90% até 2037, beneficiando cerca de seis milhões de pessoas na área atendida. Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é uma das maiores PPPs da área de saneamento do Brasil. Até o momento, já foram implantados 11 novos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de São Lourenço da Mata, Recife, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Moreno e Jaboatão dos Guararapes.