27 de julho de 2022
Uma das maiores parcerias público-privadas do país chega aos nove anos de atuação na Região Metropolitana do Recife e na cidade de Goiana
Julho de 2013 marcou o início da operação do Programa Cidade Saneada, uma parceria público-privada entre a Compesa e a BRK. Com pioneirismo e vanguarda, o programa foi implementado com o objetivo de ampliar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e cidade de Goiana.
Com os primeiros anos de contrato dedicados à recuperação das estruturas de saneamento existentes, atingindo a marca de mais de 200 unidades entre Estações de Tratamento de Esgoto e Estações Elevatórias recuperadas, além de 1.500 km de redes recuperadas, agora o programa está focado nas obras de implantação e ampliação de novos Sistemas de Tratamento de Esgoto (SES). Já foram entregues cerca de 140 mil metros novas redes coletoras, além de 11 estações elevatórias e quatro estações de tratamento de esgoto nos municípios de São Lourenço da Mata, Recife, Goiana (distrito de Ponta de Pedras) e Jaboatão dos Guararapes. Com isso, mais de 160 mil pernambucanos foram beneficiados com o acesso à saneamento de qualidade.
“A parceria já tem resultados expressivos e foi implementada anos antes do novo marco legal do saneamento. Trilhamos o caminho certo para levar mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para milhões de pernambucanos”, explica o diretor de Negócios e Eficiência da Compesa, Flávio Coutinho. Avanços já são sentidos no tocante ao aumento de ligações de esgoto, um acréscimo de 29,15 % na quantidade de imóveis atendidos, beneficiando mais de 498 mil novos clientes, o equivalente a população das cidades de Goiana e Olinda.
Desde o início do programa até agora, houve o aumento do volume de esgoto tratado de 540 litros por segundo para 2.000 litros por segundo. Em 2013, o índice de cobertura era de 27% e, em 2022, esse número já é de 40%. A projeção de avanço na cobertura prevê 53% em 2025; 75% em 2030, até chegar nos 90%, em 2037.
Obras de ampliação e implantação de novos sistemas estão em execução nas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Goiana (Centro), Jaboatão dos Guararapes, Araçoiaba e Recife. Na capital pernambucana, estão em execução as obras de ampliação da ETE Cabanga, maior estação de tratamento de esgoto em Pernambuco. Também estão em curso obras para implantação da sub-bacia Padre Carapuceiro, localizada num trecho do bairro de Boa Viagem, próximo ao Shopping Recife.
“Com o avanço das obras e o início da operação de novos sistemas de esgotamento sanitário, os moradores da RMR e de Goiana poderão contar com o acesso a uma infraestrutura eficiente e que trará o saneamento para um novo patamar. Transformar a vida das pessoas oferecendo um saneamento além do básico é o nosso propósito, com benefícios para a população em saúde, emprego, renda e oportunidades”, explica Flávio Coutinho.
Cabe ressaltar que as obras de saneamento levam tempo para serem implementadas. Elas requerem projetos, estudos, licenças ambientais, muito planejamento e pesados investimentos. Em paralelo, a PPP atua na promoção da cultura de saneamento, levando, dessa forma, mais educação ambiental e sanitária para as diversas comunidades locais por meio das ações informativas e de sensibilização nas escolas, associações de moradores, Unidades de Saúde da Família dentre outros equipamentos sociais. São mais de 123 mil pessoas diretamente impactadas por essas ações no âmbito do Programa.