Desde 2012, o município de Rio Claro conta o Termo de Aceitação de Recebimento de Efluentes no Sistema Coletor de Esgoto (TARESC), que permite que a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário da cidade, rastreie todo o efluente industrial que é gerado e descartado nas tubulações da cidade.
A ação é de extrema importância porque, além de conservar as redes coletoras e garantir o bom funcionamento do sistema, permite a avaliação da presença de elementos orgânicos e inorgânicos que podem comprometer a qualidade do tratamento do esgoto na estação e, deste modo, orienta o gerador deste efluente.
“Para que a indústria descarte o efluente gerado no processo produtivo em nossas redes, ela precisa ter assinado o TARESC. Isso traz maior segurança porque determina que o efluente industrial fique mais próximo das condições do esgoto sanitário, reduzindo ocorrências de entupimentos nas redes coletoras e problemas nas estações de tratamento, que não são dimensionadas para esse tipo de efluente”, explica Rogério Lima, gerente comercial da BRK em Rio Claro.
Essa é mais uma ação da concessionária que garante que o sistema de esgotamento sanitário da cidade seja eficiente, pois traz a segurança de que o efluente industrial será destinado corretamente, evitando assim descartes que possam impactar o corpo hídrico do município.