Programa Olho Vivo disponibilizará dez novos pontos de coleta de óleo de cozinha usado em Sumaré

Programa Olho Vivo disponibilizará dez novos pontos de coleta de óleo de cozinha usado em Sumaré

Notícias Aug 15, 2024

A preservação ambiental por meio de atitudes conscientes, como o descarte correto do óleo de cozinha usado, vem sendo difundida pelo programa “Olho Vivo”, uma iniciativa da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré.

Nos próximos dias, alunos de dez escolas estaduais irão receber palestras sobre o tema e serão orientados sobre a importância da destinação correta do resíduo. Após as palestras, a unidade escolar se tornará um ponto de coleta oficial do programa. São eles: E.E. Ana Lucia Pierini Professora; E. E. Maria Rosa Carolino Professora; E. E. Solange Maura Albino; E. E. Ângelo Campo Dall’Orto; E. E. Profª Marinalva Gimenes Colossal da Cunha; E. E. Profª Ivani Aparecida Queiroz Perez; E. E. João Franceschini; E. E. Profª Jeny Bonadia R. Santarrossa; E. E. Wadih Jorge Maluf e NISFRAM.

Dados divulgados em 2021 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) demonstram que, no Brasil, são consumidos cerca de três bilhões de litros de óleo ao ano e, de cada quatro litros consumidos, um é descartado de forma incorreta. Isso representa 700 milhões de litros ao ano despejados de forma irregular.

Por isso, fazer a destinação correta do óleo de cozinha usado é uma ação urgente por impactar diretamente na preservação ambiental e contribuir, por exemplo, para a preservação de córregos e rios da cidade.

Um dos pontos onde esse descarte incorreto ocorre é na rede coletora de esgoto – responsável por transportar o efluente dos imóveis da cidade para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) para ser tratado e, depois, devolvido limpo ao meio ambiente. Ao ser despejado incorretamente nas redes coletoras, o óleo se solidifica com o tempo e vira placas que obstruem as tubulações e causam extravasamentos de esgoto. O resultado impacta não só o meio ambiente, mas também a saúde dos moradores.

Por isso, por meio do programa Olho Vivo, a BRK tem o objetivo de fomentar a educação ambiental na comunidade, com palestras e implantação de novos pontos de coleta do produto usado. A ideia é disseminar informações sobre o uso adequado das tubulações de esgoto e a importância da correta destinação do óleo de cozinha. O programa tem como meta finalizar o ano de 2024 com 30 pontos de coleta na cidade.  

Como fazer o descarte correto

Quer fazer parte desse time consciente e descartar o óleo corretamente? É fácil! Armazene o óleo usado em uma garrafa pet e depois leve até um dos pontos de coleta mais próximo a você. Os pontos de coleta de óleo podem ser consultados em:  
https://www.brkambiental.com.br/sumare/coleta-de-oleo

Escolas que tiverem interesse em receber a palestra educativa e se tornarem um ponto de coleta podem entrar em contato pelo e-mail: sustentabrisp@brkambiental.com.br