Programas de Responsabilidade Socioambiental da BRK beneficiaram mais de 3.200 cachoeirenses em 2019

Programas de Responsabilidade Socioambiental da BRK beneficiaram mais de 3.200 cachoeirenses em 2019

Notícias Dec 10, 2019

29 de Novembro de 2019

 
O trabalho de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental fechou suas atividades de 2019 com um saldo bem positivo. Foram mais de 3.200 pessoas beneficiadas com ações de conscientização sobre o meio ambiente, entre palestras, oficinas, mostra cultural, visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, entre outras.

O Programa Cuidar Mais, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a fim de reconectar os participantes ao meio ambiente e alertar para a importância do saneamento, da preservação e do uso consciente dos recursos naturais, foi desenvolvido em seis escolas de Ensino Fundamental e doze escolas de Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim.

Na Educação Infantil, o programa envolveu cerca de 500 estudantes, de 4 e 5 anos, e teve uma programação com treinamento de educadores; apresentação de vídeos e material didático; e a “Corrida do Saneamento”, uma atividade educativa envolvendo temas como saneamento básico, reciclagem, descarte correto de resíduos e outros. O encerramento contou com uma grande Mostra Cultural, com apresentações de música, dança, arte e paródias com a sustentabilidade e o meio ambiente como temas.

No Ensino Fundamental, o Programa Cuidar Mais abrangeu cerca de 300 alunos do 8º ano de escolas do município. Além de contar com palestras e debates sobre saúde, saneamento e meio ambiente, a iniciativa promoveu a produção de vídeos com temática ambiental para os estudantes e uma oficina de edição de imagens para aqueles que tivessem seus vídeos escolhidos pelas escolas. O resultado foi apresentado no Cine BRK Sustentável, em uma sala de cinema do Cine Ritz Perim Center.

Por meio do Programa Cuidar Mais, a BRK Ambiental levou informações sobre saneamento e saúde para moradores de diferentes bairros do município, como Caiçara, BNH de Cima, BNH de Baixo, Central Parque, distrito de Itaoca, e outros, através do Encontro de Agentes Ambientais. Alunos da escola "Lions Sebastião de Paiva Vidaurre" e internos da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul – Iases) também participaram de palestras sobre o uso consciente da água e preservação ambiental.

Durante o Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, a concessionária conduziu seus funcionários para uma Trilha Ecológica na Floresta Nacional de Pacotuba, uma oportunidade de conhecerem a área de preservação ambiental do Programa Rio Vida Reflorescer da concessionária. Os participantes de uma das oficinas do festival visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto de Burarama, para entender melhor o funcionamento do sistema. A visita fez parte da oficina de vídeo ambiental do Festival.

 

Programa Portas Abertas apresentou processos de saneamento

Somando ao Programa Cuidar Mais, o Programa Portas Abertas pode levar para estudantes, grupos e comunidades, conhecimentos práticos sobre temas que envolvem o saneamento ambiental. Em 2019, foram mais de 2.300 pessoas de 31 instituições de ensino, que puderam entender melhor os processos de tratamento de água e esgoto e percorrerem a Estação de Tratamento de Água da BRK Ambiental, para observar como ocorrem esses processos.

“Nosso objetivo com o trabalho de Responsabilidade Socioambiental é unir esforços com a educação formal e com as comunidades, com o propósito de desenvolver o senso de pertencimento de crianças, jovens e adultos em relação ao meio ambiente. Esses programas buscam transmitir que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos e que só a formação de redes colaborativas poderá fortalecer a proteção e a preservação ambiental”, destaca o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.