24 de Junho de 2019

BRK Ambiental comemora o resultado obtido a partir das melhorias implantadas na gestão do saneamento da cidade
 
Foi lançada na última semana a edição 2019 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A pesquisa avalia o percentual dos municípios brasileiros com acesso aos serviços de saneamento básico, que engloba abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da administração adequada dos resíduos sólidos.
 
Limeira, mais uma vez, revelou-se em destaque na listagem, alcançando a pontuação total de 491,06, em 500 pontos possíveis. A classificação é resultado do trabalho da concessionária que já investiu cerca de R$ 300 milhões na cidade, tornando o município referência no controle de perdas da água. Atualmente, a cidade tem um índice de 18%, sendo que a média nacional é de 38%. 
 
A pesquisa reúne dados dos 1.868 municípios brasileiros que fornecem informações ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) para o cálculo de cinco indicadores: abastecimento de água; coleta de esgoto; tratamento de esgoto; coleta de resíduos sólidos; e destinação adequada de resíduos sólidos. Além disso, a análise relaciona o saneamento à saúde e faz uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.
 
Limeira integra um seleto grupo de cidades que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico e os serviços de saneamento classificados como “Rumo à universalização”. “Estamos felizes com o resultado, pois demonstra que o trabalho planejado, em parceria com o município, contribui com a evolução no saneamento básico e  promove mais saúde à população, garantindo lugar de destaque para Limeira, no cenário nacional”, afirma Rodrigo Leitão, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.
 
Com dados de 2017 utilizados no estudo, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento traz Limeira com 97,02 pontos alcançados no abastecimento de água; 97,02 na coleta de esgoto; 100 no tratamento de esgoto; 97,02 na coleta de resíduos sólidos; e 100 pontos na destinação adequada.  Na correlação entre a pontuação total alcançada e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental, a cidade registrou 18 pontos, calculado a partir da taxa de internações para cada 100 mil habitantes. Ou seja, abaixo da média da categoria que foi de 20,09 pontos.

O gerente de operações da BRK Ambiental destaca que esses números seguem evoluindo com as obras de modernização do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário que a concessionária realiza em Limeira. “O município já tem o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto universalizados na área urbana. O ciclo atual de investimentos é de R$ 130 milhões que possibilitarão a realização de melhorias no sistema de abastecimento de água com a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a construção de novos reservatórios e adutoras, com o objetivo de atender ao crescimento do município. Na área de esgoto, os investimentos se referem principalmente à implantação de um sistema de tratamento em nível terciário, na principal estação de tratamento do município, a ETE Tatu, responsável pelo tratamento de cerca de 80% do esgoto coletado em Limeira”, afirmou. 
 
Em relação à edição 2018, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento trouxe algumas novidades, como a informação dos municípios que possuem ou estão elaborando seus Planos de Saneamento Básico. Esta edição também aprimorou o indicador de resíduos sólidos, incorporando, além dos domiciliares e públicos, os demais produzidos pelos municípios.