A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, realizou quatro palestras para promover e incentivar a destinação correta do óleo de cozinha usado na cidade. O tema vem sendo difundido por meio do programa “Olho Vivo”, realizado pela concessionária em escolas estaduais e entidades assistenciais do município.
Na última semana, 5.413 crianças, jovens e adultos das instituições Instituto Bem Querer e Instituto Saber Social, bem como das escolas estaduais Euclides Miranda Vereador e Residencial Bordon, participaram de uma palestra sobre o programa. Durante o evento, receberam orientações detalhadas sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado. Atualmente, a cidade conta com um total de 22 pontos de coleta onde a população pode realizar o descarte adequado do óleo de forma gratuita.
Dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) demonstram que, no Brasil, são consumidos cerca de três bilhões de litros de óleo ao ano e, de cada quatro litros consumidos, um é descartado de forma incorreta. Isso representa 700 milhões de litros ao ano despejados de forma irregular.
A destinação correta do óleo de cozinha usado é crucial para a preservação ambiental. O descarte inadequado deste resíduo pode afetar diretamente a qualidade dos córregos e rios da cidade. Quando o óleo é jogado nas redes coletoras de esgoto, ele se solidifica com o tempo, formando placas que obstruem as tubulações. Isso pode causar extravasamentos de esgoto, prejudicando tanto o meio ambiente quanto a saúde pública.
Com o objetivo de combater esse problema, o programa Olho Vivo da BRK promove palestras educativas para a comunidade. O foco é fornecer informações sobre o uso correto das tubulações de esgoto e a importância de descartar o óleo de cozinha usado de maneira apropriada.
“Iniciar o processo de coleta e descarte adequado do óleo de cozinha dentro de casa é um passo significativo para melhorar o espaço onde as pessoas vivem e contribuir para um ambiente mais saudável”, afirma a orientadora social do Instituto Saber Social, Michele Alves de Oliveira.
Como fazer o descarte correto
Quer fazer parte desse time consciente e descartar o óleo corretamente? É fácil! Armazene o óleo usado em uma garrafa pet e leve até um dos pontos de coleta mais próximos a você, informação que pode ser encontrada no site: https://brkambiental.com.br/programa-olho-vivo.
Escolas e outras instituições que tiverem interesse em receber a palestra educativa e se tornar um ponto de coleta podem entrar em contato pelo e-mail sustentabrisp@brkambiental.com.br.