Para que a água chegue tratada, potável e pronta para consumo nos imóveis de Sumaré, ela passa por um longo e rigoroso processo que se inicia nas captações de água bruta. Na sequência, o recurso é transportado pelas adutoras que o conduzem até as duas estações de tratamento de água existentes na cidade, onde é submetido a diversos procedimentos que asseguram sua qualidade até ser distribuído pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.
Ao chegar nas ETAs, a água passa por quatro processos:
1) Floculação - Etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados;
2) Decantação - Nos tanques de decantação, os flocos de impureza afundam e são separados do líquido;
3) Filtragem - Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de resíduos;
4) Desinfecção – A água recebe adição de cloro, flúor e controle do PH, conforme parâmetros estabelecidos pela legislação.
Após passar por todas essas etapas, a água tratada é enviada para os 30 reservatórios da cidade e, por meio das redes de distribuição, chega aos imóveis.
Em média, são captados 620 litros por segundo (L/s) do rio Atibaia que é o principal manancial da cidade e responsável por abastecer 70% da população. São 48 milhões de litros de água produzidos diariamente na ETA II, Estação de Tratamento de Água no Parque Itália.
Já das represas do Marcelo, Horto I e Horto II, que abastecem 30% da cidade, são 305 litros por segundo (L/s) captados. Na ETA I, Estação de Tratamento de Água na Vila Menuzzo, são produzidos diariamente cerca de 20 milhões de litros de água.
“Considerando as duas estações de tratamento de água, são 68 milhões de litros de água produzidos diariamente para abastecer todo o município de Sumaré com água de qualidade”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK na cidade.
“Temos um compromisso com o cliente de garantir o abastecimento de água de maneira contínua e com qualidade. Realizamos, somente em 2022, 254.188 análises da água captada, produzida e distribuída à população. Em média, foram mais de 21 mil amostras analisadas a cada mês do produto para assegurar que a água que chega às torneiras dos moradores pode ser consumida”, complementa o gerente.