Notícias

BRK Ambiental participa da Semana do Meio Ambiente da Sulplast

Palestras sobre saneamento receberão 200 funcionários


A BRK Ambiental, concessionária responsável pela coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Rio Claro, participa da Semana do Meio Ambiente da Sulplast, indústria de fibra de vidro e termoplástico, localizada no Distrito Industrial da cidade. Os colaboradores foram divididos em sete grupos que até a próxima quarta-feira acompanharão palestras sobre saneamento.


Nos encontros, a concessionária apresenta o funcionamento do tratamento de esgoto da cidade e os impactos positivos ao meio ambiente. “O saneamento básico tem relação direta com a saúde e com a qualidade de vida da população. Encontros como esse são muito importantes para que as pessoas conheçam e colaborem com o funcionamento adequado do sistema”, explicou Felipe Mangili Lara, supervisor de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK Ambiental.


No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto. Do que é coletado, apenas 45% é tratado. Este cenário contrasta com a situação privilegiada de Rio Claro, que coleta 99% do esgoto produzido pela população e trata 92%. Além de se dedicar a operação deste sistema, a BRK Ambiental investe e participa de ações de conscientização, como a da Sulplast.


Nas palestras são apresentados os principais vilões do esgoto: o lixo e óleo de cozinha usado. A rede foi projetada para coletar apenas 1% de resíduos sólidos, por isso podem ter o funcionamento comprometido quando recebe papel higiênico, absorventes, preservativos, fraldas e outros materiais. Já o óleo de cozinha se solidifica quando é resfriado e entope a tubulação.


Outro ponto abordado pela BRK Ambiental são as ligações incorretas na rede que causam entupimento e retorno do esgoto. A principal causa é a presença da água de chuva na rede. “Água de chuva nunca deve ser descartada na rede de esgoto e ainda há pessoas que fazem essa ligação irregular”, lamentou Felipe.


As palestras também apresentam as principais etapas de tratamento das estações em operação no município de Rio Claro, envolvendo a fase preliminar, ou seja, remoção do lixo, da areia e da gordura, seguida do processo biológico, da remoção do lodo excedente e, ao final, a devolução do esgoto tratado ao meio ambiente. Tudo é feito com alta tecnologia e acompanhamento frequente em 59 pontos de monitoramento da qualidade espalhados pelos corpos hídricos da cidade.


O técnico químico Fábio Roberto Cardoso participou de uma das palestras na Sulplast. “Foi um encontro muito produtivo. Eu, por exemplo, não sabia que o tratamento era realizado pelas bactérias, e não com produtos físico-químico simplesmente. Achei muito interessante”, avaliou.


Sulplast


A Semana do Meio Ambiente é realizada anualmente pela empresa fundada há 41 anos. A atividade começou como parte das exigências que envolvem a certificação ISO 14001 e hoje faz parte do sistema de gestão ambiental da empresa.


Todo funcionário que é contratado recebe instruções quanto aos cuidados relativos ao meio ambiente, principalmente sobre a necessidade de redução de resíduos. A indústria recolhe pilhas e lâmpadas que os colaboradores trazem de casa e dá o destino adequado. O mesmo é feito com o óleo de cozinha, graças a uma parceria com a BRK Ambiental.


Ainda neste ano, a Sulplast realizará uma gincana para recolher papel e papelão. A iniciativa, que já é uma tradição da empresa, resultará na venda de tudo o que for recolhido e os recursos serão destinados a uma entidade assistencial de Rio Claro.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE