Notícias

Comissão Julgadora seleciona desenhos que vão ilustrar o Calendário Ambiental 2021

30 de novembro de 2020

Concurso incentiva estudantes de Rio Claro a refletirem sobre os impactos de seus hábitos diários para o meio ambiente. Ação realizada pela BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal da Educação completa dez anos.

Com lápis e papel nas mãos, alunos da rede municipal de ensino de Rio Claro usam a criatividade para desenhar um mundo com respeito e preservação ao meio ambiente. Com o objetivo de estimular essa reflexão, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza anualmente o concurso “Um mundo mais colorido”, que reúne desenhos repletos de muita imaginação e talento.

Neste ano, na décima edição do concurso, o tema trabalhado pelos alunos foi “Em casa, meu compromisso com o meio ambiente!”. Por meio do processo criativo dos desenhos, as crianças foram estimuladas a refletirem sobre os ensinamentos da pandemia, demonstrando em traços e cores como simples atitudes podem fazer a diferença para o meio ambiente. “Neste ano tão atípico, marcado pela pandemia do novo Coronavírus, nosso objetivo foi provocar uma reflexão sobre o ´novo normal´ que tem exigido maior atenção de todos com hábitos de higiene e limpeza. Escolhemos esse tema para que os alunos pudessem refletir que, mesmo em casa, temos um compromisso diário com o meio ambiente”, explica Thais Cortina, gerente da área de Sustentabilidade da BRK Ambiental.

O concurso utiliza o desenho como critério de seleção por ser uma das manifestações mais importantes no desenvolvimento global da criança, comenta o coordenador de educação ambiental da Secretaria de Educação, Edson Norberto de Andrade. “O desenho é a relação mais próxima do objetivo que se quer atingir. É a forma mais sincera do aluno em expressar seus pensamentos e sentimentos”, diz.

O Calendário Ambiental é uma das ações desenvolvidas pela BRK Ambiental diante de seu compromisso com a qualidade de vida e com o desenvolvimento socioambiental das comunidades em que atua. A atividade, nesta décima edição, foi direcionada aos estudantes do 4º ano do ensino fundamental de 26 escolas municipais inscritas na ação. Cada escola participante fez uma triagem entre os desenhos de seus alunos. E esses trabalhos pré-selecionados foram avaliados em novembro por uma Comissão Julgadora que escolheu os doze que irão compor a arte do Calendário Ambiental 2021.

Os critérios considerados no processo de seleção foram respeito ao tema, originalidade e criatividade. A Comissão Julgadora foi composta pelos seguintes membros: Comunicação - Gustavo Nolasco (gerente de jornalismo da Rede Família de Televisão); Artes - Thiago Franco (arte educador e especialista em linguagens da arte para crianças); Meio Ambiente – Mayra Moraes (doutora em Ciências Ambientais e mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental); Educação - Edson Norberto de Andrade (coordenador de educação ambiental da Secretaria de Educação) e Miriene Fraga Cotta (área de Sustentabilidade da BRK Ambiental).

A premiação dos vencedores e o lançamento do Calendário Ambiental 2021 estão programados para o dia 10 de dezembro e serão realizados seguindo todas as exigências sanitárias e de distanciamento social recomendadas para o período. Os autores dos doze desenhos vencedores receberão um prêmio, certificado de participação e a divulgação dos desenhos no calendário impresso.

Os desenhos selecionados para estampar o Calendário Ambiental 2021 da BRK Ambiental podem ser conhecidos aqui.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE