VOCÊ ESTÁ NA CIDADE DE
Você está no site da BRK Rio Claro.
Conhecida como Cidade Azul, Rio Claro é referência no tratamento de esgoto no país. Por lá, o contrato que concede à BRK a gestão dos serviços de esgoto no município foi iniciado em 2007 e tem validade de 30 anos.
Nossa atuação engloba todas as etapas de coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgotos sanitários na cidade. Em pouco mais de 10 anos de investimentos e operação, inúmeros avanços foram conquistados, que se refletem diariamente na qualidade de vida das pessoas.
Hoje, todo o esgoto da área urbana da cidade é coletado e 92% tratado, levando mais qualidade de vida para a população. Quando o contrato de PPP foi firmado, Rio Claro contava com apenas 12% de volume de tratamento.
Para atender a uma população próxima de 206 mil habitantes, oito estações de tratamento de esgoto, sendo quatro na área urbana e outras quatro em distritos municipais. Só em 2021, mais de 16 bilhões de litros de esgoto foram tratados, o que significa saúde, qualidade de vida, córregos e rios da cidade livres de poluição.
Faz parte dos investimentos e do trabalho da concessionária na cidade a manutenção dos mais de 830 quilômetros de redes de esgoto e a operação de 15 estações elevatórias (oito delas construídas pela empresa) que são responsáveis por bombear o esgoto até as estações de tratamento.
A agência que regula e fiscaliza a nossa gestão do serviço de esgoto em Rio Claro é a ARES-PCJ.
Alcance de 92% de índice de tratamento de esgoto.
Redução nas taxas de internação por doenças relacionadas à falta de saneamento.
Primeiro município do Estado de São Paulo a usar a tecnologia Nereda®.
Rios e córregos despoluídos, livres de esgoto.
8 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)
15 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs)
Cobertura em coleta de esgoto para 100% da área urbana
Cobertura em coleta de esgoto para 100% da área urbana
Cobertura do tratamento de esgoto para 92% da área urbana
Estrutura de mais de 830 quilômetros de redes de esgoto.
Todos os meses, a BRK executa o programa preventivo de monitoramento da qualidade de água de rios e córregos. Um serviço preventivo fundamental para detectar se há problemas provocados por rompimentos não identificados na rede ou lançamentos irregulares.
Equipamentos como o oxímetro, o pHmetro e o turbidímetro medem, respectivamente, os níveis de oxigênio dissolvido, pH e turbidez e analisam a qualidade da água dos rios e córregos.