27 de Março de 2019
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que pode haver oscilações no abastecimento de água em parte da cidade nesta quarta-feira, dia 27, devido ao rompimento de uma adutora de água tratada.
Trata-se da adutora responsável por levar água da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, até o Centro de Reservação Carlota.
O rompimento ocorreu na avenida 3M e o trânsito foi parcialmente fechado para realização do reparo. Os técnicos da concessionária já trabalham no local para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente normalizado na madrugada desta quinta-feira, dia 28.
Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros afetados são: Jardim Basilicata, Jardim das Orquídeas, Jardim Lucelia, Jardim Picerno I, Jardim Picerno II, Parque Residencial Campo Belo, Parque Residencial Virginio Basso, Parque Rosa e Silva, Residencial Jardim Sumaré I, Residencial Jardim Sumaré II, Residencial Portal Bordon, Residencial Guaíra, Residencial Portal Bordon II, Altos de Sumaré, Chácara Bela Vista, Chácara Monte Alegre, Chácara Santa Antonieta, Euclides Miranda, Jardim Bela Vista, Jardim Luiz Cia, Jardim Monte Santo, Jardim Novo Paraná, Jardim Paulistano, Parque Residencial Manoel Vasconcello, Parque Villa Flores, Parque Virgilio Viel, Residencial Real Parque, Residencial Viver Sumaré, Veccon Zeta, Vila Carlota e Vila Rebouças.
Em caso de dúvidas, ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
Nova adutora
A concessionária já concluiu a fase 1 da obra de implantação da nova adutora que terá 3,5 quilômetros de extensão e será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota. Ela será de PVC, material mais resistente, na maior parte do traçado e de ferro fundido em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada.
Com isso, serão evitados rompimentos em decorrência da maior pressão da água. “A adutora atual é de 1985 e de fibrocimento, material muito suscetível a rompimentos. Com a troca reduziremos consideravelmente as intermitências no abastecimento”, explica Cleber Salvi, gerente de Operações da BRK Sumaré.
Além disso, a idade e o material da adutora atual permitem a incrustação de partículas nas paredes internas que, em momentos de variação de volume da água que passa pela tubulação, se desprendem, o que pode gerar coloração amarelada da água.
Outra alteração é no diâmetro da adutora. A atual é de 350 milímetros e a que será implantada é de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água.