Santa Gertrudes avança na redução das perdas de água com ações estratégicas da BRK

Santa Gertrudes avança na redução das perdas de água com ações estratégicas da BRK

Notícias May 21, 2025

Com 610 quilômetros percorridos em ações de caça-vazamentos entre janeiro e 15 de maio de 2025, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, segue intensificando seus investimentos na eficiência operacional do sistema de abastecimento do município.

O número representa um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2024, quando 484 quilômetros foram percorridos em busca de vazamentos nas redes e ligações de água. Como resultado, 27 vazamentos não visíveis foram identificados e consertados, evitando o desperdício, garantindo maior segurança hídrica para a população e contribuindo para a redução das perdas no município.

Esse trabalho é realizado diariamente por uma equipe especializada que atua na detecção de vazamentos invisíveis, que são vazamentos que ocorrem na tubulação subterrânea e que não aparecem na superfície do solo.

Atualmente, o abastecimento de água em Santa Gertrudes é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), garantindo uma gestão mais eficiente da distribuição. O município conta com nove DMCs, sendo que dois novos distritos foram criados em 2024.

Como parte das ações de combate a perdas e melhoria na medição do consumo, a BRK realizou em 2024, ao todo, 317 vistorias em hidrômetros, identificando 97 irregularidades como fraudes e ligações clandestinas. Além disso, foram substituídos 275 hidrômetros antigos por equipamentos mais modernos, que garantem maior precisão e eficiência na leitura dos volumes consumidos.

Automação: tecnologia a serviço do abastecimento
Outro pilar importante da operação em Santa Gertrudes é a automação do sistema de abastecimento de água. Hoje, todo o município conta com monitoramento em tempo real, com níveis de controle que garantem maior estabilidade, segurança e agilidade na tomada de decisões.

Foram instalados equipamentos como macromedidores, sensores de nível e de pressão, inversores de frequência, controladores de automação, rádios e dispositivos de transmissão de dados que permitem monitorar com precisão a vazão e a pressão e o funcionamento dos equipamentos, integrando tudo ao centro de controle operacional da BRK.

Perdas são reduzidas quase pela metade em cinco anos
Todos esses investimentos em modernização e combate às perdas têm mostrado resultados consistentes. O índice de perdas no sistema de abastecimento de água de Santa Gertrudes tem demonstrado uma queda relevante. Em 2020, o resultado anual foi de 24,88%. Já em 2025, o consolidado do primeiro quadrimestre é de 13,71%, ou seja, isso demonstra uma redução de 11,17 pontos percentuais, o que equivale a uma queda de 44,89% no índice de perdas em cinco anos.

Comparando os dados do primeiro trimestre de 2025 com o mesmo período do ano passado, a redução também é expressiva: de 22,57% para 15,07%, reforçando a efetividade das ações adotadas.

“Reduzir perdas é preservar os recursos hídricos para as próximas gerações. Santa Gertrudes é um exemplo claro de que tecnologia, planejamento e trabalho contínuo fazem a diferença”, destaca Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Santa Gertrudes.

As ações de controle e combate às perdas são contínuas e proporcionam a sustentabilidade dos recursos hídricos e a eficiência operacional do sistema de abastecimento de água da cidade.