Santa Gertrudes é destaque em ranking nacional de Saneamento Básico

Santa Gertrudes é destaque em ranking nacional de Saneamento Básico

Notícias Sep 12, 2018

14 de Junho de 2018

Levantamento reuniu dados de quase 2 mil municípios do País e levou em conta o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos sólidos

 Santa Gertrudes aparece com destaque no Ranking ABES da Universalização do Saneamento 2018, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), que foi divulgado nesta quarta-feira (13). A cidade é atendida pela BRK Ambiental, a maior empresa privada de Saneamento Básico do País, e que investirá R$ 7 bilhões no setor ao longo dos próximos cinco anos.

O levantamento da ABES cruzou os dados de acesso dos brasileiros aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, além da porcentagem de coleta e destinação de resíduos sólidos em quase 2 mil municípios – e as 27 capitais. Eles foram divididos em municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes) e de pequeno e médio porte (abaixo de 100 mil habitantes). O ranking abrange 100% das cidades que forneceram dados ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), um indicador utilizado pelo Ministério das Cidades.

Santa Gertrudes foi incluída no grupo de municípios de maior pontuação no ranking geral, com serviços classificados como “Rumo à Universalização”, considerando os municípios de pequeno e médio porte. “É um orgulho para todos nós que esse reconhecimento venha de uma associação importante como a ABES", afirma Rodrigo Leitão, gerente de Operações da BRK Ambiental, concessionária responsável pela gestão e operação dos serviços de água e esgoto no município.

Os serviços de saneamento da cidade foram concedidos à empresa em 2010, quando não havia tratamento de esgoto na cidade. Nesses 8 anos de concessão, o cenário mudou bastante. Hoje, Santa Gertrudes conta com 100% de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na área urbana do Município, sob administração da concessionária dos serviços públicos.

Saneamento x saúde da população

O ranking da ABES também usa dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, para fazer uma correlação entre a pontuação alcançada pelos municípios e a taxa de internações relacionadas a doenças provocadas pela falta de saneamento, a DRSAI (diarreias, febres entéricas, hepatite A, entre outras).

De acordo com o levantamento, as cidades mais bem colocadas no ranking tendem a apresentar menor número de internações por essas doenças. Em Santa Gertrudes, a taxa registrada foi de 7,94 internações para cada 100 mil habitantes. Para se ter uma ideia, essa taxa chega a 3.164 internações a cada 100 mil habitantes, no grupo de cidades que ainda dão seus primeiros passos para a universalização do sistema.

Investimentos

O atual ciclo de investimentos da BRK Ambiental na cidade prevê a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a construção de novas adutoras, com o objetivo de atender ao crescimento do município. Na área de esgoto, os investimentos se referem à reforma e modernização das elevatórias do município.

BRK Ambiental

A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país e está presente em mais de 180 municípios brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas. Além de desenvolver soluções para preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades em que se faz presente, a companhia opera plantas de tratamento de resíduos e água para operações industriais.

Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, nos cinco continentes, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro minoritário (30% das ações) e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o futuro do país e da qualidade de vida de milhões de brasileiros.