Santa Gertrudes segue avançando na redução do índice de perdas de água tratada e, mais uma vez, se posiciona como referência no setor. Em 2024, a cidade registrou um índice de perdas de apenas 16,94%, significativamente abaixo da média nacional, que chega a 37,78%, segundo dados do Instituto Trata Brasil.
A constante melhoria nos índices reflete o trabalho contínuo realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município. Comparado a 2023, no último ano, com o trabalho de redução das perdas, Santa Gertrudes economizou 18.183 m³ (18,1 milhões de litros) de água, volume suficiente para abastecer toda a população da cidade por quatro dias.
Quando a análise considera a redução de perdas desde o início da concessão, quando o índice era de 63%, a economia de água ganha ainda mais relevância. Em 2024, 897.613 m³ (897,6 milhões de litros) de água deixaram de ser desperdiçados, o que equivale ao abastecimento de toda Santa Gertrudes por pouco mais de seis meses.
O avanço se deve às diversas ações implementadas ao longo do ano. Entre elas:
• Pesquisa de vazamentos: 328 quilômetros percorridos para identificar 138 vazamentos não visíveis que foram reparados;
• Fiscalização contra fraudes: 317 vistorias realizadas em hidrômetros, com a constatação de 97 irregularidades;
• Instalação de equipamentos: dois macromedidores foram instalados nos bairros Jardim Jequitibás 3 e Jardim Jequitibás 1 e 2, além disso, uma nova válvula reguladora de pressão (VRP) foi instalada no Jardim dos Ipês I;
• Troca de hidrômetros: 275 equipamentos substituídos.
Atualmente, o abastecimento de água em Santa Gertrudes é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), garantindo uma gestão mais eficiente da distribuição. O município conta com 9 DMCs, sendo que dois novos distritos foram criados em 2024.
“Santa Gertrudes é um exemplo de gestão eficiente dos recursos hídricos. Reduzir as perdas significa otimizar a distribuição de água e garantir um serviço de qualidade à população. Esse resultado é fruto do planejamento estratégico e do compromisso da BRK com a sustentabilidade e a eficiência operacional”, destaca Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Santa Gertrudes.
Investimentos e planejamento para 2025
Os avanços registrados em 2024 são fruto do investimento da BRK em ações voltadas à redução de perdas.
Para 2025, a BRK prevê a continuidade dos serviços de pesquisa e localização de vazamentos invisíveis, ampliação dos programas de substituição de redes e ramais, reforço na fiscalização de fraudes e trocas de hidrômetros. Também estão planejadas melhorias na macromedição e no controle de pressão, com monitoramentos, campanhas de verificação de VRPs e instalação de novas válvulas quando necessário.
Com a continuidade das ações planejadas, a BRK segue trabalhando para aprimorar ainda mais os índices de eficiência na distribuição de água tratada, garantindo um abastecimento seguro e sustentável para Santa Gertrudes.