Santa Gertrudes

Escolher outra cidade

Abastecimento de Água

 

A BRK Ambiental em Santa Gertrudes investe constantemente no aperfeiçoamento da gestão e no aprimoramento de tecnologias para distribuir água de qualidade a todos os habitantes do município. 

Atuamos de forma responsável para garantir a excelência operacional no abastecimento de água potável para a população. Por isso, conseguimos solucionar, em poucos anos, problemas que eram latentes no município: a baixa qualidade da água e a falta dela nas torneiras. 

Hoje, Santa Gertrudes conquistou o pleno reconhecimento da população e desponta como referência no cenário regional e nacional, seja pela regularidade do abastecimento como pela qualidade da água distribuída que atende e supera as determinações legais do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Nos orgulhamos de atender 100% da cidade com água tratada e de qualidade.

 

Compromisso com a qualidade

Nosso trabalho de captação, tratamento e distribuição de água segue rigorosos processos, garantindo a todos os usuários o benefício de beber água tratada diretamente da torneira.

Aqui, a BRK Ambiental investiu em saneamento de qualidade para toda a população, contribuindo para a saúde e o meio ambiente. 

Mensalmente, realizamos mais de 5 mil análises, em diferentes pontos do sistema de abastecimento para atestar a qualidade de nossa entrega.

Conheça as etapas da gestão do serviço de abastecimento realizado pela BRK Ambiental em Santa Gertrudes e saiba tudo sobre a água que você consome.

 

Captação 

A água que abastece Santa Gertrudes vem de três sistemas: um manancial superficial, o Córrego Santa Gertrudes e dois poços subterrâneos, o Poço 7 (Jequitibás II) e o Poço 9 (Jequitibás III).

 

Tratamento 

Para que a água chegue potável aos consumidores, atendendo aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a BRK Ambiental atua com bastante rigor nos processos de captação, tratamento e distribuição. Em Santa Gertrudes são adotados os seguintes processos na Estação de Tratamento de Água (ETA):

infografico_circuito-da-agua

1 Adução 

Sistema que leva a água da estação da captação para a ETA. 

2 Floculação

A água recebe coagulante que promove uma reação que separa os resíduos sólidos e os organiza em flocos. 

3 Decantação

Nos tanques de decantação, os flocos de impureza sedimentam e são separados do restante do líquido.

4 Filtração

Filtros formados por camadas de areia e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de resíduos.

5 Desinfecção

Adição controlada de cloro para garantir a eliminação de bactérias, de flúor e controle do pH com adição controlada de alcalinizante para manter a neutralidade da água.

6 Reservação

A água tratada segue para reservatórios onde permanece armazenada.

A água captada nos poços subterrâneos recebe cloro para que ocorra o processo de desinfecção. A adição de fluoreto para os poços não se faz necessária, devido à ocorrência natural de fluoreto no lençol de captação.

 


Distribuição 

Após o tratamento, a água é encaminhada a reservatórios através de adutoras, e é armazenada em 11 reservatórios distribuídos pela cidade de Santa Gertrudes. Esses reservatórios são responsáveis por abastecer uma rede de tubulações com mais de 65 mil metros de extensão. 

 

Combate às perdas de água
 

Nosso trabalho de combate às perdas de água já trouxe resultados que impressionam. Em 2010, Santa Gertrudes apresentava um índice superior a 50% de perdas. Atualmente, esse índice é de 21,60%, muito abaixo da média nacional. 

Esses números significam que, em 8 anos, a redução em perdas conquistada pela BRK Ambiental em Santa Gertrudes resultou numa economia superior a 3,5 milhões de litros de água.

 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE