Santa Gertrudes

Escolher outra cidade
Notícias

BRK Ambiental convida moradores de Santa Gertrudes para embarcar em uma nave de realidade virtual que aborda sustentabilidade

02 de Outubro de 2019

Ação gratuita na Praça Carlos Buschinelli apresentará de forma educativa, interativa e lúdica temas sobre saneamento básico e preservação do meio ambiente

Para reforçar a importância dos serviços de saneamento básico, a BRK Ambiental, maior empresa privada do setor no país, apresenta o projeto Nave BRK, que vai oferecer uma experiência inovadora aos moradores de Santa Gertrudes, nos dias 05 e 06 de outubro.

Os visitantes participarão de uma experiência de realidade virtual, onde será possível aprender sobre os benefícios do saneamento básico e a importância da prática de atitudes sustentáveis no dia a dia.  

“A iniciativa é uma forma educativa e ao mesmo tempo lúdica, capaz de sensibilizar a população a respeito de questões que são de extrema importância para o país. Por meio da tecnologia, queremos estimular o senso de responsabilidade”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental.

O passeio pela nave se inicia ainda do lado de fora da atração (um ônibus adesivado e adaptado especialmente para a experiência), onde os visitantes são recebidos pela tripulação. Em uma tela externa, um ator conduz um jogo de verdadeiro ou falso em um diálogo com o público sobre a importância das ações sustentáveis. A conversa traz ainda dados sobre o saneamento no Brasil e na cidade de Santa Gertrudes, com o objetivo de nivelar os conhecimentos a respeito do tema e facilitar a conexão dos visitantes com a temática.

Na sequência, o grupo é acomodado em poltronas instaladas no interior da nave e todos colocam os óculos de realidade virtual. A partir desse momento é iniciado um voo por um rio, onde as pessoas se deparam com uma série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos; além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.

No fim do primeiro dia de atividades na cidade, ocorrerá também uma exibição de cinema gratuita para toda a comunidade, com uma obra que se relaciona com os temas trabalhados no projeto.

A realização é fruto da parceria firmada entre a BRK Ambiental e o Green Nation, um movimento que proporciona às pessoas experiências interativas, sensoriais e emocionais e tem como missão contribuir com mudanças positivas de atitude em relação a sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania, através da arte, educação, cultura, inovação e experimentação.

“Muito se fala sobre a importância da preservação da água e da adoção de novas atitudes em relação ao planeta. A nave permite, através do engajamento emocional dos visitantes, a compreensão sobre todos estes temas e o entendimento de que somos responsáveis e interdependentes, vivemos em um só planeta e, por isso, precisamos desenvolver um novo tipo de cidadania, a cidadania planetária”, afirma Marcos Didonet, diretor do Green Nation. 

A Nave BRK é uma atração livre para todas as idades, porém crianças a partir de sete anos terão um maior aproveitamento da experiência. Os visitantes serão divididos em grupos de, no máximo, 18 pessoas e a duração estimada da visita é de 17 minutos. Além disso, para garantir a acessibilidade, o ônibus tem elevador para cadeira de rodas e a experiência com os óculos de realidade virtual conta com audiodescrição e tradução em libras.

Sobre a BRK Ambiental
A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, a companhia está presente em 185 municípios brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o futuro do país e da qualidade de vida de milhões de brasileiros.

Sobre o Green Nation
O Green Nation é um movimento brasileiro que envolve pessoas, ideias e instituições, através da proposição e da realização de ações que ampliam o compartilhamento de conhecimentos e promovem novos diálogos e a mudança de atitudes dentro da área da sustentabilidade socioambiental. Ao longo de quase uma década, suas iniciativas já impactaram milhões de pessoas, sempre unindo sustentabilidade, criatividade, cidadania e inovação em experiências físicas e digitais que propõem pensar, viver e sentir.

A BRK Ambiental Santa Gertrudes
Responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade desde 2010, a BRK Ambiental já reduziu o índice de perdas de 50% para 25% e as intermitências no abastecimento foram eliminadas.

Há cerca de seis anos, foi colocada em operação a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Santa Gertrudes) - quando a cidade passou a tratar todo seu esgoto gerado – e o município deixou de lançar seu esgoto sem tratamento no Ribeirão Claro, revitalizando a Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí e, consequentemente, a Bacia do Rio Piracicaba. Com os avanços desses índices, o município conta hoje com 62 quilômetros de rede de esgoto implantadas e uma Estação de Tratamento de Esgoto.

Para os próximos anos, estão previstos R$ 7 milhões, que possibilitarão a realização de melhorias no sistema de abastecimento de água com a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a construção de sistema de tratamento de lodo, melhoria de adutoras, com o objetivo de atender ao crescimento do município. Na área de esgoto, os investimentos se referem à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a reforma e adequação de estações elevatórias de esgoto (EEE). 

SERVIÇO
Nave BRK Ambiental

•    Datas:  sábado, dia 05 de outubro, e domingo, dia 06 de outubro
•    Local: Praça Carlos Buschinelli
•    Horários: Sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h | Cinema: às 19h30 e domingo das 9h às 12h e das 14h às 17h.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE