Santa Gertrudes

Escolher outra cidade
Notícias

Ranking ABES da Universalização do Saneamento apresenta Santa Gertrudes entre destaques nacionais

24 de Junho de 2019

BRK Ambiental comemora o resultado obtido a partir das melhorias implantadas na gestão do saneamento da cidade
 
Foi lançada na última semana a edição 2019 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A pesquisa avalia o percentual dos municípios brasileiros com acesso aos serviços de saneamento básico, que engloba abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da administração adequada dos resíduos sólidos.
 
Santa Gertrudes, mais uma vez, revelou-se em destaque na listagem, alcançando a pontuação total de 493,72, em 500 pontos possíveis, na categoria “Rumo à universalização”, para município de pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes).
 
A pesquisa reúne dados dos 1.868 municípios brasileiros que fornecem informações ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) para o cálculo de cinco indicadores: abastecimento de água; coleta de esgoto; tratamento de esgoto; coleta de resíduos sólidos; e destinação adequada de resíduos sólidos. Além disso, a análise relaciona o saneamento à saúde e faz uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.
 
Santa Gertrudes integra um seleto grupo de cidades que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico e os serviços de saneamento classificados como “Rumo à universalização”. “Estamos felizes com o resultado, pois demonstra que o trabalho planejado, em parceria com o município, contribui com a evolução no saneamento básico e  promove mais saúde à população, garantindo lugar de destaque para Santa Gertrudes, no cenário nacional”, afirma Rodrigo Leitão, gerente de operações da BRK Ambiental em Santa Gertrudes, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.
 
Com dados de 2017 utilizados no estudo, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento traz Santa Gertrudes com 100 pontos alcançados no abastecimento de água; 100 na coleta de esgoto; 94,78 no tratamento de esgoto; 98,94 na coleta de resíduos sólidos; e 100 pontos na destinação adequada.  Na correlação entre a pontuação total alcançada e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental, a cidade registrou 8 pontos, calculado a partir da taxa de internações para cada 100 mil habitantes. Ou seja, abaixo da média da categoria que é de 67,28 pontos.

O gerente de operações da BRK Ambiental destaca que esses números seguem evoluindo com as obras de modernização do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário que a concessionária realiza em Santa Gertrudes. “Os serviços de saneamento da cidade foram concedidos à empresa em 2010, quando não havia tratamento de esgoto na cidade. Nesses 8 anos de concessão, o cenário mudou bastante. Hoje, Santa Gertrudes conta com 100% de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na área urbana do Município. Nos próximos anos, estão previstos R$ 7 milhões de investimentos nos sistemas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto que possibilitarão a realização de modernizações e melhorias para atender o crescimento do município”, completa Rodrigo Leitão. 
 
Em relação à edição 2018, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento trouxe algumas novidades, como a informação dos municípios que possuem ou estão elaborando seus Planos de Saneamento Básico. Esta edição também aprimorou o indicador de resíduos sólidos, incorporando, além dos domiciliares e públicos, os demais produzidos pelos municípios.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE