Santa Gertrudes

Escolher outra cidade
Notícias

Tarifas de água e esgoto de Santa Gertrudes passam por Revisão Tarifária Ordinária 

13 de Novembro de 2019

Atualização, de 14,82%, será aplicada em todas as categorias e faixas de consumo a partir 1º de dezembro

Os serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes passarão por uma Revisão Tarifária Ordinária e terão reajuste de 14,82% a partir de 1º de dezembro. Autorizada e deliberada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), a atualização das tarifas tem como objetivo revisitar o contrato firmado com o município, conforme determina a legislação em vigor. A revisão será aplicada em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, assim como nos demais serviços previstos no edital de licitação como: ligação de água, regularização de cavalete, ligação de esgoto, etc.

A Revisão Tarifária Ordinária está prevista no contrato de concessão e ocorre a cada 4 (quatro) anos. A concessionária apresentou o pleito à Arsesp que, após análise, emitiu uma nota técnica preliminar e, posteriormente, convocou uma audiência pública para apresentar à população as informações acerca da revisão ordinária, possibilitando a participação dos moradores através de considerações e sugestões. Após cumprir todo o processo, Arsesp fez suas avaliações técnicas e apresentou o relatório final com sua deliberação no final do mês de outubro. 

A nova tabela de preços estará disponível no site (www.brkambiental.com/santagertrudes) a partir do dia 1º de dezembro.

Tarifa Social
É importante destacar que, mesmo com o reajuste, o benefício da tarifa social permanece no município. Ele foi criado com o início da concessão e chega a reduzir o valor da conta em até 50% nas duas primeiras faixas de consumo. Para requerer a tarifa social, o cliente deve dirigir-se à Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Santa Gertrudes e passar pela triagem para habilitação no programa.

Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a Concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua 2, nº 684, Centro. O funcionamento é de segunda à sexta das 9h às 16h.

Investimentos em Santa Gertrudes
Desde que assumiu a concessão, em 2010, a BRK já investiu R$ 12 milhões na cidade que possibilitaram a redução do índice de perdas de 50% para 26% e, com isso, as intermitências no abastecimento foram eliminadas. Além de colocar em operação a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Santa Gertrudes) - quando a cidade passou a tratar todo seu esgoto gerado – e o município deixou de lançar seu esgoto sem tratamento no Ribeirão Claro, revitalizando a Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí e, consequentemente, a Bacia do Rio Piracicaba.

Para os próximos anos, estão previstos R$ 7 milhões, que possibilitarão a realização de melhorias no sistema de abastecimento de água com a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a construção de sistema de tratamento de lodo, melhoria de adutoras, com o objetivo de atender ao crescimento do município. Na área de esgoto, os investimentos se referem à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a reforma e adequação de estações elevatórias de esgoto (EEE).
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE