Santa Gertrudes

Escolher outra cidade

Tratamento de Esgoto

 

Quando o contrato de concessão com a BRK Ambiental teve início, em 2010, Santa Gertrudes não tratava o esgoto coletado na cidade. A realidade era semelhante à enfrentado por inúmeros municípios brasileiros, cuja falta de saneamento coloca a população em uma perigosa situação de vulnerabilidade

Em Santa, tudo começou a mudar em 2012, com a construção de uma estação de tratamento, a ETE Santa Gertrudes, que hoje possibilita o tratamento de todo esgoto gerado na cidade. Os benefícios são evidentes. 

O desenvolvimento de qualquer cidade passa, necessariamente, pelo saneamento básico. Em Santa Gertrudes não foi diferente: com planejamento e investimentos, a cidade conseguiu alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico na cidade. 

Hoje, 100% da população é atendida com os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto doméstico. Uma conquista muito importante, que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças.

Como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade, em Santa Gertrudes, após o começo do tratamento de esgoto, os rios da cidade foram despoluídos, revitalizando a Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí e, consequentemente, a Bacia do Rio Piracicaba.

 

Estações de Tratamento de Esgoto

A BRK Ambiental em Santa Gertrudes conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Saiba mais sobre o funcionamento dela.

Ativo 102

Em operação desde 2012, a ETE Santa Gertrudes é moderna e equipada. Todo o esgoto gerado nos imóveis da cidade é coletado e direcionado para estações elevatórias.

Em seguida, o efluente vai para a ETE, onde a carga orgânica é reduzida conforme os limites determinados pelas legislações vigentes. Após receber o tratamento, o efluente é devolvido ao Ribeirão Claro. 

Para que todo o esgoto gerado em Santa Gertrudes seja direcionado para tratamento, são operados mais de 61 mil metros de redes coletoras em todo o município, com trabalhos corretivos, quando necessários e, principalmente, trabalhos preventivos, além da ampliação contínua dessas redes.
 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE