6 de Dezembro de 2017
BRK Ambiental realizou exercício para resgate de vítimas
Dois funcionários feridos durante a execução do trabalho. Um deles com uma fratura exposta e o outro com queimaduras pelo corpo. O disparo do alarme de incêndio foi o sinal para o início de uma operação imediata de retirada dos 137 funcionários, além de clientes e visitantes que estavam dentro da concessionária de água e esgoto na tarde desta quarta-feira (6). A movimentação de ambulâncias em direção a empresa chamou a atenção de quem passava próximo ao local.
Equipes da Unimed, Bombeiros e 22 Brigadistas da BRK Ambiental auxiliaram na evacuação e socorro das pessoas. A fumaça e as vítimas, porém, faziam parte de um exercício que simulava um caso de incêndio. “Cada ação dentro da unidade é planejada de modo a resguardar pessoas, processos e o meio ambiente. Para nós, a segurança é um valor inegociável”, explica Helder Dantas, diretor da concessionária em Uruguaiana.
O procedimento é realizado todos os anos e tem embasamento legal nas normas de Segurança do Trabalho. “Toda a ação é cronometrada e acompanhada pelos técnicos que verificam a maneira de proceder dos envolvidos durante as atividades e se a evacuação atende aos requisitos legais”, ressalta o técnico de Segurança do Trabalho José Fernando Delgado, responsável pelo setor de Sustentabilidade da unidade.
A rotina de capacitações sobre Saúde e Segurança do Trabalho é diária. Os profissionais passam por um cronograma intenso de treinamentos técnicos, que soma em média 142 mil horas por ano. Os exercícios simulados de emergência visam avaliar a atuação da equipe e a disponibilidade dos equipamentos e kits de atendimento.
Após a conclusão da atividade as equipes fizeram uma avaliação com o objetivo de sugerir contribuições e destacar pontos fortes. “Toda contribuição é importante para que possamos ajustar os procedimentos e garantir uma atuação segura”, afirma Delgado.