Nesta sexta-feira, dia 26 de julho, o município de Sumaré celebra 156 anos e os avanços no saneamento são destaque. Concedidos à iniciativa privada, os serviços de água e esgoto, sob responsabilidade da BRK, apresentaram importantes evoluções nos últimos nove anos.
O índice de perdas de água da cidade, por exemplo, reduziu de 60% (média antes da concessão) para 32% (média de 2023) e se mantém inferior à média nacional, que chega a 37,78%, segundo dados do Instituto Trata Brasil. Na prática, desde o início da concessão até o final de 2023, a quantidade de água que deixou de ser desperdiçada em Sumaré chega a mais de 7,3 bilhões de litros – o equivalente a 2.943 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas por um mês ou pouco mais de 100 mil pessoas por um ano.
A concessionária mantém, de forma contínua, os investimentos na cidade. Desde o início da concessão, foram implantados mais de 56 quilômetros de novas redes e adutoras. E para garantir a qualidade da água que chega aos imóveis dos sumareenses, são realizadas em média 23 mil análises de água na cidade.
Para conquistar esses resultados, a BRK investiu em grandes obras que permitiram, principalmente, a regularidade no abastecimento e a melhora na qualidade da água fornecida aos sumareenses. O detalhe de cada uma das melhorias está disponível no site www.sumareporumnovoamanha.com.br,uma iniciativa da concessionária com um amplo projeto para modernizar e ampliar todo o sistema de abastecimento de água na cidade.
Atualmente, duas importantes intervenções ocorrem no município: a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto e a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água I (ETA I), na Vila Menuzzo.
ETE Tijuco Preto
A obra teve início neste ano e consiste na implantação do sistema de tratamento de esgoto Tijuco Preto, que irá beneficiar mais de 93 mil moradores de 54 bairros das regiões de Área Cura, Matão e parte de Nova Veneza.
As obras da nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto começaram oficialmente com a implantação do interceptor de esgoto Frente 1 que terá mais de 2,9 quilômetros de extensão. A nova ETE contará com a tecnologia NEREDA®, desenvolvida na Holanda, e reconhecidamente uma das mais eficientes para o tratamento de efluentes atualmente.
ETA I
Além disso, está em andamento a obra de ampliação e modernização da ETA I, Estação de Tratamento de Água na Vila Menuzzo, que já tem avanço de 93% no cronograma de trabalho da primeira fase.
Esse percentual contempla a implantação de um novo laboratório e o remanejamento das linhas de recalque de água filtrada e coagulada; a construção da nova sala de painéis elétricos e do novo sistema de armazenamento de dosagem de hidróxido de cálcio; bem como a implantação de uma tecnologia de filtração mais moderna e avançada, com a instalação de sopradores para lavagem dos filtros com ar – tornando mais eficiente esse processo na ETA I.
Durante a execução da obra, a concessionária identificou a necessidade de realizar uma segunda fase, que vai possibilitar o aumento de volume tratado para disponibilizar mais água potável para as regiões atendidas pela ETA I. São elas: Centro, Ravagnani, Veccon, Planalto, João Paulo, Picerno e Carlota.
A conclusão das obras aumentará a capacidade de tratamento da estação, o que continuará garantindo o abastecimento de água à população e permitirá o crescimento sustentável do município.