Notícias

BRK Ambiental conclui 85% da obra da Adutora do Marcelo 

14 de Dezembro de 2018 

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, já concluiu 85% da obra de implantação da nova adutora de água bruta do Marcelo. No total, 1.105 metros da adutora já foram instalados ao longo da Av. Marcelo Pedroni, bem como nas rua Tiradentes e José Ferreira Gomes, onde a obra encontra-se atualmente.

Quanto finalizada, a nova adutora terá 1,3 quilômetros de extensão e será responsável por levar água bruta da Captação do Marcelo até a ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para tratamento e posterior distribuição à população de 55 bairros abastecidos pela estação.

A intervenção vai melhorar o abastecimento de água na região central, onde vivem cerca de 80 mil pessoas e o investimento previsto na obra é de R$ 1,1 milhão.

Essa obra faz parte de um plano de investimento da concessionária que contempla também a modernização e ampliação do sistema ETA I, responsável pelo abastecimento de 30% do município. Atualmente esse sistema depende de três captações (Horto I, Horto II e Marcelo) para abastecer a região central da cidade. Com a nova adutora, será possível operar com duas das três captações, deixando uma delas de reserva.
A adutora está sendo construída em PVC Defofo, material mais resistente a rupturas. “As adutoras atuais são de fibrocimento, material muito suscetível a rompimentos”, explica Cleber Salvi, gerente de Operações da BRK Sumaré. Além disso, trata-se de uma adutora de água bruta, ela não faz a distribuição para população e sim transporta água da Captação para a ETA I. Dessa forma, seu rompimento impacta toda a região abastecida pela ETA I. “Com a troca reduziremos consideravelmente as intermitências no abastecimento provocadas pelos rompimentos dessa adutora”, completa o gerente. 

Outra alteração é no diâmetro da tubulação. Atualmente duas adutoras, uma de 150 milímetros e outra de 200 milímetros, ligam a captação à ETA. A nova adutora será de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água, respeitando as vazões de captação autorizados.

A adutora de 200 milímetros será mantida como reserva a ser usada quando a nova passar por serviços e manutenções e a de 150 milímetros deixará de ser utilizada. “Trata-se de uma obra de grande importância para melhorar e ampliar o abastecimento de água e evitar interrupções no fornecimento à população”.

Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK divulga o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. Um folheto com explicações sobre a obra também foi distribuído na região central. Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição da população o telefone 0800 771 0001.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE