Notícias

BRK Ambiental inicia construção de nova adutora em Sumaré que vai beneficiar 82 mil moradores

04 de Dezembro de 2019

Terceira intervenção do tipo nos últimos dois anos no município aumentará disponibilidade de água para as regiões de Área Cura e Nova Veneza

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, iniciou nesta semana a construção de uma nova adutora de água tratada na cidade. Trata-se da Adutora Bandeirantes-Calegari, que vai beneficiar 82 mil moradores de 31 bairros das regiões de Área Cura e Nova Veneza. O investimento da concessionária é de R$ 2,6 milhões.

Com dois quilômetros de extensão e 300 milímetros de diâmetro, a adutora será de PVC e será responsável por levar água tratada da Estação de Bombeamento Aclimação, no Jardim Aclimação, até o reservatório Calegari, no Jardim Calegari. “O objetivo é melhorar o nível de reservação do reservatório Calegari e, com isso, aumentar a disponibilidade de água para os moradores de 31 bairros”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental de Sumaré.

Atualmente o reservatório Calegari recebe água da estação de bombeamento Aclimação por meio de duas adutoras, sendo uma de diâmetro 250mm e outra de diâmetro 300mm. No entanto, a rede 300mm não percorre todo o trecho, indo até a esquina das ruas Eng. Jaime Pinheiro Ulhoa Cintra e Marcos Dutra Pereira, onde ela interliga-se com a rede 250mm. A partir desse ponto segue apenas a rede de 250mm até o reservatório Calegari.

“A adutora Bandeirantes-Calegari irá dar continuidade à rede de 300mm do ponto onde hoje ela termina até o reservatório Calegari. Isso proporcionará a criação de uma rede de abastecimento dedicada ao reservatório Calegari. O sistema de abastecimento ficará mais flexível, haverá ganho de vazão e a melhora do nível de reservação e consequente disponibilidade de água”, ressalta o diretor.

Traçado
A obra tem início na rua Marcos Dutra Pereira, esquina com rua Engenheiro Jaime Pinheiro Ulhôa Cintra, segue pela rua Engenheiro Jaime Pinheiro Ulhôa Cintra, depois por um trecho da rua Raimunda Maria Cipriano, rua José Alves Nobre, rua Antônio Carlos Santos, rua Filomena Gonçalves Souza e volta para a rua Engenheiro Jaime Pinheiro Ulhôa Cintra.

Ao longo do período da obra poderão ocorrer interdições parciais ou totais das vias acima citadas, o que é necessário e de extrema importância para garantir a segurança das pessoas que passam pelo local e dos funcionários da concessionária. Os locais serão devidamente sinalizados, porém a concessionária pede atenção redobrada dos motoristas e pedestres. 

A previsão é que as obras tenham duração de 5 meses. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio dos seguintes canais: telefone 0800 771 0001 (a ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia), site www.brkambiental.com.br/sumare e redes sociais da BRK Ambiental.

Investimentos
A construção da adutora Bandeirantes-Calegari faz parte de um trabalho de remodelação de todo o sistema de abastecimento que a BRK Ambiental realiza no município. O ciclo atual de investimentos é de R$ 420 milhões, que contempla obras nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Com relação ao sistema de distribuição de água, a concessionária tem realizado novas redes e a substituição das existentes deterioradas, além de outras ações para permitir a redução do índice de perdas, que tem como meta atingir 30% até 2020. Desde que assumiu a concessão, já foi possível reduzir o índice de perdas de 60% para 40%. 

Outras duas obras importantes estão em andamento e irão beneficiar 70% da população da cidade. São as obras de ampliação e modernização da Captação do Rio Atibaia e da ETA II, estação de tratamento de água localizada no Parque Itália. Com essas intervenções já foi possível ampliar a capacidade de captação e de tratamento de 600 l/s para 750 l/s, um incremento de 150l/s. Trata-se de um aumento de 25% da vazão que, além de garantir segurança operacional, possibilita o crescimento sustentável da cidade e segurança hídrica, uma vez que é possível abastecer mais cerca de 50 mil pessoas com essa nova vazão.

Além disso, em março deste ano, a concessionária colocou em operação a nova adutora de água bruta que é responsável por levar água da Captação do Marcelo até a ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo. Em andamento, também temos a obra da Adutora do Picerno que será responsável por levar água tratada da ETA I até o Centro de Reservação Carlota. 
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE