Notícias

BRK Ambiental inicia obra que irá beneficiar abastecimento de 70% da população de Sumaré

27 de Junho de 2018

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, iniciou nesta semana mais uma importante obra para o município e que vai beneficiar o abastecimento de 190 mil sumareenses. Trata-se da ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, localizada no Parque Itália. Dividida em três fases, a primeira etapa dos trabalhos tem duração de seis meses e investimento previsto de R$ 4 milhões. 

De acordo com o gerente de operações da concessionária, Cleber Salvi, a obra vai proporcionar o aumento da capacidade de tratamento da ETA, o que irá garantir o abastecimento regular de água à população e permitir o crescimento sustentável do município. “Ampliaremos a vazão da ETA II de 600 l/s para 750 l/s, ou seja, teremos mais oferta de água tratada e de qualidade disponível para a população”, destaca.

Na etapa iniciada nesta segunda serão realizadas cinco grandes intervenções, distribuídas ao longo de todo o processo de tratamento de água na ETA II. São elas:
- ampliação dos canais de entrada de água bruta;
- modernização dos filtros da ETA  - 6 un.;
- ampliação dos canais de distribuição de água para os filtros;
- interligação dos reservatórios de distribuição de água tratada;
- implantação de novos  sistema de dosagem de produtos químicos.

Com relação ao último item da lista, atualmente a ETA conta com o sistema que utiliza cloro gás. O sistema a ser implantado será o Sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito, onde a produção do produto ocorre na própria ETA, de maneira automatizada e totalmente segura. “Mesmo tendo hoje um sistema muito seguro, nosso objetivo é implantar equipamentos que além de serem altamente seguros, para funcionários e população, que melhorem a qualidade da água distribuída à população,” explica Salvi. 

“Além disso, adicionalmente a todas as análises de qualidade da água já realizadas, iremos instalar analisadores online de parâmetros operacionais, como turbidez, cloro e flúor, ao longo de todo processo de tratamento, garantindo todo o  controle  da qualidade da água distribuída aos sumareenses”, ressalta o gerente. 

Próximas Etapas
Finalizada a primeira fase da obra, que tem previsão de duração de seis meses, a concessionária dará início à segunda etapa, que consiste na modernização dos quatro filtros restantes, além dos floculadores e decantadores. 

Interrupções no abastecimento
Ao longo das intervenções podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK vai divulgar o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece o gerente.  
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Investimentos 2018
Até o final deste ano, a concessionária investirá cerca de R$ 35 milhões em obras de melhoria em todo o sistema de tratamento e distribuição de água da cidade. São nove novas redes de águas em execução em diversas regiões, além da obra de implantação da adutora do Picerno, que será responsável por levar água da ETA I para o Centro de Reservação Carlota e beneficiará 35 mil pessoas. Outra adutora que será implantada ainda este ano á a adutora Represa do Marcelo – ETA I, beneficiando toda a região central.  Também estão previstas ampliações na captação do Atibaia, com a construção de uma nova estação de bombeamento e a troca das bombas existentes. 
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE