Notícias

BRK Ambiental inicia última fase da obra da adutora do Picerno, em Sumaré

14 de Maio de 2019

35 mil pessoas que moram na região do Picerno serão beneficiadas pela obra

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, iniciou a quarta e última fase da obra da adutora do Picerno. A etapa consiste em uma travessia sob a linha férrea. Um túnel de 36 metros de comprimento e 6 metros de profundidade será construído, ligando assim dois trechos da adutora já prontos. A previsão é que a obra seja concluída no mês de julho.

A adutora do Picerno será responsável por levar água tratada da ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota. Com investimento previsto de R$ 3 milhões, cerca de 35 mil pessoas que moram na região do Picerno serão beneficiadas pela obra. 

A adutora atual é de fibrocimento, material muito suscetível a rompimentos. Além disso, é de 1985 e, em função da idade, permite a incrustação de partículas. Essas partículas, em momentos de variação do volume da água que passa pela tubulação, se desprendem e podem gerar coloração amarelada na água, algo que ocorre na região do Picerno.

A nova adutora terá 3,5 quilômetros de extensão e será de PVC em sua maior parte e de ferro em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada. Com isso, serão evitados possíveis rompimentos em decorrência da maior pressão da água.

Outra alteração é no diâmetro da adutora. A atual é de 350 milímetros e a que será implantada é de 400 milímetros. “Com isso, haverá maior capacidade de transporte da água que passará dos atuais 80 litros por segundo para 130 litros por segundo, um incremento de 50 litros por segundo”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da unidade. 

A obra foi dividida em quatro fases. A Fase 1, concluída em agosto de 2018, consistiu no trecho entre a rua César Moranza e o Centro de Reservação Carlota, na rua Presidente José Linhares, na qual foram instalados 1.500 metros de redes. 

Já na Fase 2, foram instalados 1.550 metros no trecho entre a ETA I (rua Emílio Leão Brambilla) até a rua Bandeirantes (Centro), e foi concluída em fevereiro de 2019.

Durante a Fase 3, além dos 450 metros instalados no trecho entre a rua Joaquim Raposeiro e a rua César Moranza, também foi realizada a travessia sob o Ribeirão Quilombo, que ocorreu da seguinte maneira: foram instalados dois blocos de fundação em cada ponta do ribeirão, nos quais uma estrutura metálica se apoia. A tubulação da adutora passa dentro dessa estrutura e, ao chegar nas pontas, a tubulação volta a ser enterrada.

“A expectativa é colocarmos a nova adutora em operação no mês de agosto. Com a obra, vamos melhorar o abastecimento em 13 bairros,” destaca o gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré, Cleber Salvi. Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição da população o telefone 0800 771 0001.


 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE